73% dos brasileiros usam smartphone para jogar, diz estudo


Publicado em 15 de julho de 2016

Um estudo feito pela consultoria TNS a pedido do Facebook revelou a forma como a adoção crescente de dispositivos móveis vem mudando a forma como as pessoas interagem com jogos no Brasil. Mostrando os hábitos e preferências dos brasileiros e de pessoas de mais 11 mercados distintos, a pesquisa mostra que o comportamento do público com smartphones e tablets abre novas tendências e oportunidades para a indústria de games.

Previsões atuais indicam que o segmento dos jogos eletrônicos fechará o ano de 2016 com rendimentos de US$ 100 bilhões (cerca de R$ 332 bilhões, em conversão direta) no mundo todo, valor do qual US$ 1 bilhão (R$ 3,3 bilhões) é referente ao Brasil. A expectativa é essa seja a primeira vez que o faturamento de games para dispositivos móveis supere o dos títulos para PCs, chegando a um total de US$ 36,9 bilhões mundialmente.

“Me falaram que esse é legal”

O estudo da TNS contou com a participação de pessoas acima de 18 anos oriundas de 12 países que representam diversas regiões geográficas: América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio e Ásia. Segundo dados levantados em todos os mercados analisados, os jogadores que costumam investir dinheiro em games encontram e baixam títulos levando em consideração principalmente indicações de seus amigos e conhecidos.

Nesse sentido, hoje as mídias sociais (mencionadas por 78% dos participantes brasileiros) aparecem com o principal meio por meio do qual os jogadores são influenciados a baixar algum jogo. Na sequência então serviços de foto e vídeo (60%) e apps de troca de mensagens (54%), entre outros fatores menos relevantes. Além disso, 31% dos entrevistados disseram que conhecem novos títulos só de ouvir falar sobre eles.

As informações indicam ainda que 25% dos participantes confiam nas indicações recebidas por meio das redes sociais e que a taxa de conversão para downloads a partir desses meios é de 28%. Esses dados reforçam a importância do engajamento social para a divulgação de games.

Fonte: Facebook