Candidatos debatem o desenvolvimento da cidade

Com exclusividade para a Gazeta de Iracemápolis, prefeituráveis abordam o tema e apresentam propostas


Publicado em 16 de outubro de 2020

Nesta edição, o jornal traz a análise e as propostas das cinco candidaturas sobre a área de desenvolvimento. Iracemápolis está chegando a 25 mil habitantes e continua crescendo, abrindo loteamentos. Teremos tratamento de água para comportar o crescimento? Empresas para gerar emprego e renda? Com o crescimento, como ficam as escolas, as creches, a demanda no Pronto Socorro e em outras áreas?

A cidade sempre foi conhecida por ter uma qualidade de vida acima da média. É possível crescer, desenvolver e ainda assim manter a tranquilidade e essa qualidade de vida tão propagada? Confira nas próximas páginas. Boa leitura!

Silvia Camargo

Silvia e Missionária Elaine (Foto: Divulgação)

Silvia e Missionária Elaine (Foto: Divulgação)

Como avalia o atual estágio de Iracemápolis na área de desenvolvimento?

Trabalho e sou especialista em Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda há quase 20 anos, tenho experiência sobre o que dá certo e o que não dá. Amadorismo é o maior pecado de um administrador, qualquer que seja o tamanho do Município. Gerar emprego e aumentar a receita é obrigação do Gestor. Como sempre ensinei meus filhos e digo: Ninguém vive de sonhos, vivemos de arroz com feijão e o meio de sustento só vem através do trabalho e da assistência social. Sou desenvolvimentista e acredito que o assistencialismo é necessário em momentos de dificuldades, vem dos cofres públicos, portanto a necessidade de ter um orçamento equilibrado. Temos que gerar emprego, oportunidade a jovens para entrar no mercado de trabalho. Com meu feito em 2013, a cidade ganhou a Mercedes-Benz e milhares de empregos foram gerados, dobramos o orçamento, mas isso não foi suficiente, preciso fazer mais pela cidade!

Quais projetos irá desenvolver nesta área?

Atrairemos startups e empresas que arrecadam imposto sobre serviços, de caráter direto “empresa – caixa da Prefeitura”, diferente do ICMS, que leva dois anos para retornar. Faremos adequações na Lei de Incentivos, que foi elaborada por mim em 2013, para atrairmos empresas que recolham ICMS, mas adequadas para a mão de obra existente. Promoveremos qualificação profissional para que cidadãos sejam beneficiados com a geração de emprego citada, lembrando que multinacionais são exigentes e hoje possuímos mão de obra farta em áreas menos exigentes, assim conseguiremos empregar a massa populacional e não apenas os mais estudados. Vamos buscar parcerias para implantação de um pequeno shopping, um hipermercado, que é um sonho antigo do povo, entre outras ações com o comércio local para dar-lhes condições de competitividade para novos investimentos. Indústrias e comércios já instalados receberão atenção especial, pois geram emprego, valorizam o município e são atores principais no orçamento do município.

Zé Antonio da Bruel

Bruel e Carlos Bombo (Foto: Divulgação)

Bruel e Carlos Bombo (Foto: Divulgação)

Como avalia o atual estágio de Iracemápolis na área de desenvolvimento?

E tem? Em que setor Iracemápolis vem se desenvolvendo bem nos últimos dois anos? Nossa cidade está abandonada, temos tanto potencial humano, industrial, agrícola e logístico, e isso está sendo desperdiçado simplesmente pela falta de uma boa gestão. O nosso desenvolvimento depende muito de quem está no comando, mas para o comando ser verdadeiramente eficiente, ele precisa colocar a população e o desenvolvimento municipal como prioridade. A prefeitura tem problemas internos, não tem bom relacionamento com as empresas e os comércios da cidade, está com dívidas altas, e vários outros fatores negativos causados devido à má gestão, que impedem o município de evoluir. A cidade em tamanho habitacional e geográfico está crescendo, não diria se desenvolvendo, pois o desenvolvimento é um processo de crescimento saudável, mas a partir do momento que falta água nos novos bairros, nossa cidade não está desenvolvendo e sim criando um novo problema. Precisamos resolver isso!

Quais projetos irá desenvolver nesta área?

Primeiro passo, colocar ordem na casa! Temos que acertar tudo que está em desacordo, não há outra forma de resolver os problemas, vamos começar através de bom diálogo com todos, estratégias, colocar as pessoas certas nos lugares certos, é isso que define uma boa gestão, e quem ganha é o município. Segundo passo, é a meta do meu governo, eu me comprometo a realizar isso! Vamos recolocar Iracemápolis na lista das 20 melhores cidades do país para se viver. Para alcançarmos essa meta, ou melhor, esse compromisso, precisamos atingir a excelência em todos os setores e coordenadorias, por isso temos projetos desenvolvidos para cada departamento, onde um setor trabalhará em conjunto com outro, se ajudando e principalmente trazendo resultados para todos os lados. Os setores de Educação, Esporte, Saúde e Segurança Pública trabalharão em conjunto entre si, servindo de base para os outros setores se desenvolverem e trabalharem sem sobrecarga.

Messias

Messias e Zanardo (Foto: Divulgação)

Messias e Zanardo (Foto: Divulgação)

Como avalia o atual estágio de Iracemápolis na área de desenvolvimento?

Iracemápolis está numa região muito privilegiada do nosso estado, é o cinturão que mais cresce e se desenvolve do país. Na última década, nossa cidade deu um salto considerável economicamente. Geograficamente estamos numa vantagem por estarmos próximo das principais rodovias do país, como Anhanguera, Bandeirantes e Washington Luiz, além do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e isso facilita muito o escoamento da produção. Vale ressaltar que não podemos perder de vista que se tenha um crescimento de forma ordenada e responsável e isso tem sido uma preocupação dos gestores.

Quais projetos irá desenvolver nesta área?

Criar o programa Desenvolve Iracemápolis, um canal com o empresário para que processos sejam desburocratizados, permitindo que o empresário não perca tempo e foque em produção, geração de emprego e renda. Em parceria com SEBRAE e ACIAI, trazer cursos de capacitação e incentivar pequenos negócios e empreendedorismo. Fomentar e dar suporte ao jovem empreendedor através de incubadora de empresas. Aquecer indústria e comércio através de legislações que permitam que os gastos da prefeitura aconteçam dentro do município, para que girem dentro da própria cidade. Atenção ao produtor rural, incentivando a venda de produtos dentro do município e para a prefeitura, e expansão da feira livre. Dar estrutura a quem tenha vocação de empreender, liberando credito rápido pelo Banco do Povo para ter o maior número de negócios movimentado a economia. Abertura de distritos industriais junto com a iniciativa privada, proporcionando novas empresas e fortalecimento daquelas já existentes que querem expandir.

Nelita Michel

Nelita e Chicão (Foto: Divulgação)

Nelita e Chicão (Foto: Divulgação)

Como avalia o atual estágio de Iracemápolis na área de desenvolvimento?

Apesar de estar inserida em região geográfica privilegiada do Estado, no que tange seu potencial logístico (principalmente o fácil escoamento de produtos através de grandes rodovias), bem como a visível transformação da nossa região em um grande polo tecnológico, Iracemápolis não demostra ter aproveitado plenamente tais oportunidades, haja vista sua vocação em inclusive tornar-se uma liderança regional, se compararmos os números e as já mencionadas vantagens com as cidades vizinhas do mesmo porte, percebe-se que está aquém em vários quesitos.

Quais projetos irá desenvolver nesta área?

Iracemápolis precisa de uma Administração Municipal moderna, calcada em uma desburocratização consciente para o desenvolvimento e crescimento econômico industrial, aplicando em todos os seus níveis de atuação as mais avançadas técnicas de administração geral ou pública. A eficiência dos serviços prestados à população, o cuidado com a gestão dos recursos públicos, a transparência, a valorização e capacitação contínua dos seus servidores e a otimização da sua aplicação devem ser os pilares sobre os quais essa nova gestão deve se estruturar.

Pedrão do Noé

Pedrão e Dr. Marcos (Foto: Divulgação)

Pedrão e Dr. Marcos (Foto: Divulgação)

Como avalia o atual estágio de Iracemápolis na área de desenvolvimento?

Quero deixar claro que Iracemápolis é privilegiada. Estamos numa região próspera, adjacentes a cidades com grande potencial econômico, como Campinas, Americana, Piracicaba, Rio Claro e Limeira, e diante deste cenário precisamos ter uma visão ampla com foco no futuro. Acredito que nosso município tem potencial de desenvolvimento grande. Temos grande e importante empresas em nossa cidade, como a Usina Iracema, onde nossa cidade cresceu ao entorno, a fábrica Cassimiro, Starplast, as empresas Bag Cleaner e Engebag, que empregam muita mão de obra feminina, além de várias fábricas de doces (já podemos afirmar que nossa cidade está se tornando um importante polo desse setor). Além de importantes indústrias e comércios que contribuem para o crescimento. Não posso deixar de citar também a Mercedes-Benz, da qual participei de todo processo de sua vinda, como presidente da Câmara. Iracemápolis tem vocação para crescer muito mais e tenho certeza que posso pavimentar esse caminho.

Quais projetos irá desenvolver nesta área?

Vou incentivar e estar próximo dos empresários de nossa cidade. Meu gabinete estará de portas abertas para atender esse segmento que move a economia de nosso município. Quero atrair novos empreendedores para diversificar nossa economia e ampliar a demandas de mão de obra para jovens e mulheres. Sempre acreditei que um município para se desenvolver de uma forma inovadora e inteligente precisa de investimentos do poder público, seja na desburocratização e incentivos para atrair nossos investidores. Em meu plano de governo deixo claro que esse será um compromisso meu e da minha equipe para nossa que nossa cidade volte a ter novas indústrias e mais empregos.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.