Entendendo sobre os anticorpos IGG e IGM na Covid-19


Publicado em 14 de maio de 2021

 

 Anticorpos são produzidos como mecanismo de defesa pelo nosso organismo (Foto: Divulgação)


Anticorpos são produzidos como mecanismo de defesa pelo nosso organismo (Foto: Divulgação)

Por Melissa Rocha *

Os anticorpos são produzidos como mecanismo de defesa pelo nosso organismo, após entrar em contato com algum agente externo, o vírus. Seu papel é reconhecer e neutralizar os invasores para que o próprio organismo os elimine. Existem cinco subtipos de classes de anticorpos que o nosso corpo produz, sendo o IGG e IGM mais conhecidos na testagem da SARS-Cov-2. Interpretação IGG/IGM:

– IGM= anticorpo produzido na fase inicial/aguda da infecção, geralmente após o 10º dia de sintomas, o que nos sinaliza uma infecção recente do vírus no organismo, produzido
– IGG= anticorpo produzidos posteriormente em um período mais tardio, eles indicam que a infecção se deu há algum tempo, geralmente após o 14º dia de sintomas e o organismo criou a imunidade.

O que ainda não se sabe é por quanto tempo esse anticorpo permanecerá no organismo, podendo ainda ser detectado por exames por períodos maiores de 6 meses, não sendo significativo de contaminação, e apenas a memória dos anticorpos produzidos na fase da infecção.

IGM (NÃO REAGENTE e IGG (NÃO REAGENTE) = ausência de infecção;

IGM (REAGENTE) e IGG (NÃO REAGENTE) = sugere infecção aguda, fase inicial da doença;

IGM (REAGENTE) e IGG (REAGENTE) = IGM significa a infecção pelo vírus recente, porém a presença do IGG já indica a produção de anticorpos tardios, geralmente após 14ºdias do aparecimento de sintomas;

IGM (NÃO REAGENTE) e IGG (REAGENTE) = sugere uma infecção tardia, á pelo menos 3 semanas, o organismo “supostamente” criou a imunidade do vírus.

A testagem de anticorpos IGG e IGM para Covid são realizadas por meio do teste rápido, disponível no serviço municipal de saúde/ambulatório de Covid, eles geralmente são indicados para pacientes que apresentaram sintomas com mais de 7 dias, a recomendação médica para a testagem rápida é devido aos sintomas tardios; para nível de conhecimento também existe o teste sorológico para Covid, exame no qual é coletado amostra de sangue em laboratório, onde as amostras de soro são analisadas, podendo indicar os valores de IGG e IGM presentes no organismo, a indicação também é após a presença de sintomas tardios, esse exame NÃO é realizado no serviço de saúde, somente particular.

* Enfermeira do Ambulatório de Referência da Covid-19 (ARC)

Os comentários estão desativados.