Município segue com fiscalização para cumprimento de normas sanitárias


Publicado em 3 de julho de 2020
Prefeito e forças de segurança ajustam medidas; fiscalização visa controle da pandemia (Foto: Divulgação)

Prefeito e forças de segurança ajustam medidas; fiscalização visa controle da pandemia (Foto: Divulgação)

No domingo (28), o prefeito Fábio Zuza recebeu em seu gabinete o médico Dr. Gersel Moro, a diretora da Vigilância Sanitária, Eliane Raetano, o representante da ACIAI, Luís Marrafon, e o chefe de gabinete do Executivo, Nelson Granso, para abordar assuntos relacionados à pandemia do coronavírus.

Há preocupação com a curva de contágio da doença em toda a região, reclassificada na fase vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia, do Governo Estadual, o que significa que há grande risco de transmissão do vírus.

Como consequência da reunião de domingo, na segunda-feira (29) o prefeito esteve com o Dr. Rodrigo Rodrigues (delegado), com o 1º sargento da Polícia Militar, Evandro Luis Gaioto, e com a comandante da Guarda Civil Municipal, Simone Rizzo, para falar sobre fiscalização e definir eventuais ajustes.

Também participaram do encontro o diretor de Tributos, Jonathas Leite, a diretora da Vigilância, Eliane Raetano, o cabo PM André Delfino, o representante da ACIAI, Luís Marrafon, o coordenador da Defesa Civil, José Eduardo de Almeida, e o vice-prefeito, Messias Humberto de Oliveira.

Na quinta-feira (2), as medidas de fiscalização foram abordadas com o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19, um grupo técnico que reúne profissionais de diversas áreas, e novas normas sanitárias foram postas.

COMÉRCIO

A fiscalização foi intensificada em toda a cidade, a começar por estabelecimentos autorizados a funcionar, mas que precisam seguir regras sanitárias de proteção e higiene, além do horário de funcionamento, conforme decretos do Município e do Estado.

Também há preocupação com as chácaras da cidade, que sempre sediaram festas com aglomerações. Neste momento, esses eventos estão proibidos, públicos ou particulares.

Por isso, o aluguel de chácaras é vetado, e o dono do imóvel responde criminalmente, junto com o organizador da festa, em caso de descumprimento.

Profissionais de saúde reforçam que igrejas devem suspender cultos e outras atividades com aglomerações.

Embora neste momento esteja permitida a abertura de determinados comércios, outros ainda não podem funcionar. Por isso, os proprietários precisam se atentar que, em caso de funcionamento ilegal, estão sujeitos às penalidades da lei. Bares estão proibidos de abrir. O descumprimento é punido com aplicação de multa, interdição e cassação de alvará. Pelas regras atuais, a quarentena vai até 14 de julho.

CONSCIÊNCIA

A Prefeitura reforça que o desafio de enfrentar a covid-19 é coletivo e depende de esforço conjunto entre poder público e sociedade. Os casos só irão se estabilizar se cada um fizer a sua parte e seguir as orientações dos profissionais da saúde.

Por isso, permaneça em casa e respeite o isolamento social. Saia só em caso realmente necessário e utilizando máscara de proteção.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.