Comitê define medidas para a pandemia: sanitização passa a ser em 25 pontos públicos estratégicos


Publicado em 31 de julho de 2020
Prefeito Fábio Zuza com Nelson Granso (chefe de Gabinete), Eliane Raetano (diretora de Vigilâncias em Saúde) e Geseli Alves da Silva (coordenadora de Saúde)  (Foto: Divulgação)

Prefeito Fábio Zuza com Nelson Granso (chefe de Gabinete), Eliane Raetano (diretora
de Vigilâncias em Saúde) e Geseli Alves da Silva (coordenadora de Saúde) (Foto: Divulgação)

Em encontro semanal, profissionais de diversos setores públicos avaliam as medidas aplicadas e definem novas estratégias de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus.

No encontro desta semana, realizado na terça-feira (28), foi definido que a sanitização em pontos públicos será ampliada, passando agora para 25 locais estratégicos, com os serviços sendo realizados às terças, quartas e sábados.

O prefeito Fábio Zuza aproveitou o encontro para abordar o atendimento realizado pela equipe da Saúde, parabenizando os profissionais que estão na linha de frente, e pediu à coordenação que siga com o trabalho de ampliação dos testes rápidos.

INVESTIMENTO EM TESTES

A Prefeitura finalizou na semana passada o procedimento licitatório para a aquisição de mais 6 mil testes para detectar o novo coronavírus.

A ação integra uma série de medidas para ampliar as ações da Saúde na pandemia.

Os testes rápidos ampliam a capacidade de diagnóstico na rede municipal de saúde e permitem direcionar ações de prevenção e combate ao vírus.

Aplicando os 6 mil testes, Iracemápolis chegará a 8.390 testagem. Antes, o Município já havia comprado 1.550 testes e recebido outros 840 do Governo do Estado.

Até o momento, a taxa de letalidade do vírus está em 1,9%. Isso significa que 98,1% dos casos de covid-19 não foram letais em Iracemápolis.

Os testes são aplicados em profissionais da Saúde, agentes de segurança pública, da área social e em outros da linha de frente, moradores do Lar São Vicente de Paulo e população de modo geral, mediante encaminhamento médico.

A diretora de Vigilâncias em Saúde, Eliane Raetano, frisa que o teste rápido não deixa a pessoa imune, mas dá o resultado para que sejam tomadas medidas de cuidado com as pessoas. “Reforçamos que o distanciamento social, o uso de máscaras e a higiene das mãos são medidas preventivas para se proteger contra o coronavírus”, afirma.

Os testes são realizados na população que esteja com sintomas, como perda de olfato e paladar, febre, tosse e diarreia, entre outras, ou a critério médico.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.