A cada sete dias uma casa é furtada


Publicado em 23 de novembro de 2018
 Município registrou 48 ocorrências de furto e dois casos de roubo entre janeiro e novembro de 2018 (Foto: Reprodução Internet)

Município registrou 48 ocorrências de furto e dois casos de roubo entre janeiro e novembro de 2018 (Foto: Reprodução Internet)

Um levantamento feito pela Gazeta com base nos dados fornecidos pela Delegacia de Polícia de Iracemápolis aponta que em 2018 o município registrou 48 ocorrências de furto a residência. Os números equivalem a um furto por semana. Os dados são referentes ao período de 1º de janeiro a 14 de novembro.

Além dos furtos foram registrados dois casos de roubo.

Um dos bairros com grande incidência de furtos é o Recanto das Paineiras, onde foram registrados seis furtos e um roubo. Há quem tenha sido alvo mais de uma vez, como é o caso do comerciante Adelson Souza Damasceno,34. Sua casa foi furtada duas vezes em menos de seis meses.”Estamos desprotegidos”, declara o morador.

MOBILIZAÇÃO POPULAR

Para tentar evitar que os casos continuem a acontecer, os moradores do Paineiras fundaram este ano uma associação de moradores, a primeira de Iracemápolis.

Dentre as medidas adotadas está o projeto “Vizinhança Solidária”, que implica na instalação de placas com os telefones das forças policiais para facilitar a comunicação de ações suspeitas. “A intenção é inibir os casos de furto que infelizmente são frequentes na cidade e assim trazer mais tranquilidade para os moradores. Se é possível fazer algo, vamos fazer”, declarou o diretor da associação, Aleksandro Almeida dos Santos.

CONSEG

Para o presidente do Conseg (Conselho de Segurança), Ubiratã Ronan Bertolo, o fortalecimento da Guarda Municipal, que atualmente trabalha com apenas duas viaturas e a instalação da muralha digital, sistema de monitoramento por câmeras nas entradas e saídas da cidade, são as medidas mais urgentes a serem tomadas para inibir a criminalidade no município. “Há dois anos temos cobrado a instalação da muralha digital, pois este sistema ajuda não só a diminuir as ocorrências de furto e roubo, mas também a solucionar os casos que acontecem. Isso foi comprovado nas cidades que aderiram”, ressalta.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.