A musicalidade das palavras


Publicado em 30 de setembro de 2016

Dizer ao outro aquilo que você pensa e sente não é errado.

Errada, é a forma que você escolhe para se posicionar diante de outro Ser Humano.

Nem sempre podemos fechar os olhos para aqueles limites, que precisam ser estabelecidos dentro dos nossos relacionamentos.

Aliás, nossos maridos, esposas, filhos, pais, amigos e funcionários, de alguma forma, precisam e esperam de nós algum tipo de posicionamento. E nós temos a capacidade de mostrar a eles tudo aquilo que os privam de serem melhores.

Por medo de errar, não seria justo perder a oportunidade de também crescer com eles.

No entanto, dizer aquilo que não nos agrada, ou corrigir algum comportamento contrário àquilo que acreditamos ser correto, pode exigir o uso de palavras que, por vezes, podem ferir. Afinal, palavras são como músicas, capazes de criar pontes, que nos aproxima uns dos outros, ou de limitar nosso caminho.

E para criar pontes, é preciso acertar o tom, escolher a melodia, e os momentos em que as pausas se fazem necessárias, para que aquilo que precisa ser dito venha de forma suave, e seja compreendido como deveria.

Você pode utilizar diversos tons, para a mesma combinação de palavras. Mas, será sempre o tom que definirá o que será dito, não o conteúdo.

É importante saber a hora de falar, mas ainda mais importante é saber a hora de pausar.

Silenciar, para que as ideias sejam dispostas como deveriam. E assim conseguir entender o que, de fato, se pretende dizer.

Silenciar, para não deixar que nenhum sentimento inoportuno interfira no modo como, de fato, você gostaria de ser interpretado

“O silêncio certo possui o dom de consertar”. Foi o que ouvi certa vez.

Procure demorar naquilo diz.

Não é sábio proferir palavras ao vento, como se não houvessem consequências.

Entenda que existe uma sutil diferença entre o falar e o como falar. Um complementa o outro. Um se faz parte fundamental do outro.

Para tudo aquilo que precisar dizer, experimente mudar o tom.

Deixe tocar uma melodia suave, para cada palavra dita.

E entre estar certo e ser gentil, opte sempre por ser gentil naquilo que diz.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.