Abra sua mente


Publicado em 12 de junho de 2015

Gay também é gente! Assim cantavam os meninos da banda Mamonas Assassinas. Começou com o beijo na novela, continuou na propaganda do Boticário e explodiu no protesto da parada Gay ao mexer com a religiosidade cristã. Difícil entender! As pessoas parecem viver numa dicotomia. Um mundo real e outro idealizado. Homossexuais não foram inventados ontem. Existem desde que o mundo é mundo. E estão no seu trabalho, na sua academia, no seu bar, na sua escola, na sua igreja. E são pessoas, gente, seres humanos. E a sociedade os trata assim: Segundo Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil com dados referentes a 2012 (vejam, 2012) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), os casos de violações (que inclui violência física, psicológica e discriminação) contra homossexuais no Brasil cresceram 46,6% no ano passado.

No ano de 2012, houve 9.982 casos de violações contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Em 2011, esse número foi de 6089 casos. Por dia foram registrados 27,3 casos de violações. O relatório também mostrou um aumento considerável no número de denúncias: 166%. De 1.159 denúncias no Disque 100 (da Secretaria de Direitos Humanos) e Disque 180 (da Secretaria de Política para as Mulheres) em 2011, o valor saltou para 3.084. O perfil dos denunciantes também mudou de 2011 para 2012. No ano retrasado, a maioria das denúncias foi feita pela pessoa agredida. No ano passado, quem mais denunciou foram pessoas desconhecidas das vítimas e agressores. Pelo menos 312 gays, lésbicas e travestis brasileiros foram assassinados em 2013, média de um homicídio a cada 28 horas, revela pesquisa feita pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). A entidade estima que 99% dos crimes foram motivados por homofobia.

É preciso analisar esses números com frieza calculista. São milhares de pessoas sendo executadas. Sim, existem homossexuais chatos, exibicionistas, sem escrúpulos, mas conheço centenas de heterossexuais com essas mesmas características. Não confundam, não generalizem.

O preconceito por incrível que pareça no Brasil é explícito, por mais que as pessoas tentem transparecer que esse é o país da liberdade. Está nas piadas, nas fofocas, nos olhares. No entanto sempre temos um amigo, um parente, ou uma pessoa muito, mas muito perto da gente homossexual. Já sobre a polêmica com os cristãos conheço muitos deles, sem generalizar, “lobos vestidos de cordeiros”. E pra esses deixo as palavras do papa Francisco: No voo de volta do Rio de Janeiro para Roma (28/7/2013), o Papa Francisco falou aos jornalistas sobre a homossexualidade citando explicitamente o Catecismo da Igreja, doutrina oficial do Magistério da Igreja. Entre outras coisas disse que: “Se uma pessoa é gay e procura Jesus, e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la? O Catecismo diz que não se deve marginalizar essas pessoas por isso. Elas devem ser integradas à sociedade. Devemos ser irmãos.” (jornal El Mundo, da Espanha).

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.