Álbum da Copa vira febre e contagia iracemapolenses

Troca de figurinhas movimenta Praça da Matriz aos domingos de manhã


Publicado em 16 de maio de 2014
Para Valdir, não tem idade para entrar na brincadeira (Fotos: Gazeta de Iracemápolis)

Para Valdir, não tem idade para entrar na brincadeira (Fotos: Gazeta de Iracemápolis)

Não importa a idade, o álbum da Copa do Mundo se tornou mania. O desejo de entrar na brincadeira e ter uma lembrança do Mundial movimenta a cidade. Este ano o Brasil recebe o campeonato que não era sediado no país desde 1950.

De acordo com o colecionador Valdir Barbosa Pinho, 52 anos, o álbum está movimentando até a Praça da Matriz aos domingos. “Os colecionadores se reúnem, aproveitam para comprar figurinhas na banca e também para trocar”. Ele que nasceu em Iracemápolis, vê de forma positiva a coleção. “Não tem idade para colecionar e é muito legal participar”.

O cabeleireiro, Rodrigo Demarchi, 36 anos, também aderiu à coleção. “Vi quando o álbum foi lançado e chamei meu filho para participar. Hoje, eu estou dando continuidade à coleção”, citou. Faltam 140 figurinhas para completar o álbum. “Estou fazendo devagar porque quero encerrar durante a Copa”.

A espera pelo campeonato é tão animada que ele desenvolveu um bolão em seu estabelecimento. A cada corte de cabelo, o cliente ganha o direito de preencher um cupom onde informa o nome, o país que será vencedor, artilheiros, gols feitos e gols tomados. “No dia 12, abertura, a promoção encerra. Quando a Copa terminar vou fazer a apuração e ver quem ganhou”. O prêmio é de R$ 300. “A graça é viver esse momento de completar o álbum, no ano em que o Brasil vai sediar a Copa”.

Rodrigo quer terminar o álbum durante a Copa (Fotos: Gazeta de Iracemápolis)

Rodrigo quer terminar o álbum durante a Copa (Fotos: Gazeta de Iracemápolis)

Outro colecionador, João Luiz Mateussi Júnior, comentou que pode parecer uma brincadeira de criança, mas não tem idade para entrar no clima. “Moramos no país do futebol e é uma coisa divertida”. Faltam 37 figurinhas para completar o álbum. Ele chegou até a revender as figuras repetidas.

O pacote com cinco unidades sai por 1 real. São oitenta páginas e 649 espaços vazios. A empresa que fabricou ao álbum, lançou também um aplicativo para facilitar a coleção. Ele é usado em smartphones e tablets. Por meio de um sistema de leitura óptica, armazena as informações do status atual do álbum para que o dono não precise carregá-lo aos eventos de troca.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.