Alerta faz Prefeitura pedir economia de água

Municípios vizinhos estão em estado de atenção e SAE pede que população evite desperdícios


Publicado em 31 de janeiro de 2014

O Serviço de Água e Esgoto (SAE) de Iracemápolis alertou que tem chovido menos que o esperado. Apesar das represas da cidade estarem com o nível estável, é muito importante que a população evite desperdícios de água. Segundo o coordenador, Marcos Donizete Bento, há municípios próximos em estado de alerta e a precaução é necessária.
Bento comenta que o ideal, nesta época do ano, é que chova entre 80 e 100 milímetros e o setor identificou chuvas de 30 a 40 mm. “É pouco para o consumo da cidade, mas entendo que, se houver colaboração, não irá faltar água em Iracemápolis”.

Ele cita problemas no abastecimento que ocorrem no país. “Não fazemos parte dos municípios que precisam da água dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que passam por dificuldades. Porém, não podemos abusar”.
A represa que abastece o município é medida três vezes na semana para estudo do nível. “O que os técnicos passam é que está tudo sob controle”. Ele ressalta que a economia é fundamental para que a cidade não passe por dificuldades como as enfrentadas em 1996 e 2006. “Nesses anos ocorreu uma crise muito grande e a Prefeitura chegou a trazer água de outros locais para a represa”.

TEMPERATURA ALTA

As altas temperaturas colaboram para o aumento no consumo nesta época do ano, de acordo com Bento. “O desperdício pode causar consequências graves já que estamos em época de estiagem. Se quisermos passar bem pelos períodos sem chuva, é preciso ter consciência desde já”.

CUIDADOS

Entre os cuidados necessários que o setor pede é que a população evite lavar calçadas e carros e procure reutilizar ao máximo a água. “Esse é um hábito comum na cidade, o de lavar calçadas sempre. É preciso obter a consciência de economizar água é necessário.

Nível da represa é estável, mas população tem que colaborar (foto Gazeta de Iracemápolis)

Nível da represa é estável, mas população tem que colaborar (foto Gazeta de Iracemápolis)

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.