Android agora reconhece se aparelho está nas suas mãos ou bolso


Publicado em 27 de março de 2015

A Google aparentemente está começando a lançar um novo recurso de segurança para o Android chamado “On-body detection”, que permite manter o aparelho desbloqueado enquanto você estiver segurando ele nas mãos ou enquanto ele estiver no seu bolso.
Basicamente, a tecnologia usa o acelerômetro do aparelho para entender se o dispositivo está em um destes dois lugares. Caso ele detecte que o dispositivo esteja longe, seu smartphone será automaticamente bloqueado. Isso significa que, se você esquecer seu telefone em algum lugar com a tela ligada, ele será bloqueado automaticamente, prevenindo que pessoas estranhas obtenham acesso ao dispositivo.

Ativando e reativando

O processo de funcionamento é relativamente simples. Basta apenas desbloquear seu telefone que ele permanecerá assim, contando que ele esteja nas suas mãos ou bolso. Se ele estiver fora desses lugares, o dispositivo será bloqueado automaticamente. Quando você quiser conferir seu aparelho de novo, será preciso desbloqueá-lo mais uma vez.
Por razões óbvias, ainda não é possível verificar quem está usando o dispositivo no momento. Aparentemente, o recurso só estará disponível para usuários do Android 5.0 que estejam usando a última versão do Google Play Services.

Esta é outra melhoria de segurança promovida pelo Google no sistema operacional móvel recentemente. Na semana passada, a empresa lançou o Android 5.1 com algumas modificações, incluindo um recurso que “lacra” o aparelho quando ele for dado como perdido ou roubado, sendo só liberado com o login da sua conta Google.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.