Ano Novo, antigos projetos


Publicado em 10 de janeiro de 2014

Juntamente com a euforia do final de ano, das compras, reuniões em família, surgem as expectativas para o novo ano que nasce. As reflexões são inevitáveis, já que a mudança do calendário traz a sensação de recomeço, de poder ser diferente. É a oportunidade de abandonar velhos hábitos e repensar a postura que está tendo diante da vida.
Mas aí tudo passa. Acabam-se as festas e percebermos que pouca coisa mudou, ou quase nada mudou. A rotina é retomada, as contas precisam ser pagas e as promessas, os projetos, as listas de prioridades para o Ano Novo se perde na agenda tumultuada…

E por que tem que ser sempre assim? Aí que está, não tem que ser assim! Acaba sendo assim porque colocar novos projetos em prática, se desfazer de velhos hábitos, significa arriscar, pisar em um campo desconhecido. Geralmente os projetos feitos no clima de fim de ano são baseados naquilo que nos incomoda, que não faz bem, que chegou em seu limite e que é necessário um pretesto para ser diferente: Ano novo, vida nova!

Neste olhar é necessário pensar dois pontos. O primeiro é que aquilo que está em seu limite, pode ser considerado insuportável, mas a tendência é sempre encontrar um “culpado”, buscar respostas externas: quase sempre é o outro que faz algo que nos deixa incomodados. Mas pensar em uma mudança de fora para dentro é ilusório. A mudança tem que ocorrer de dentro para fora. É necessário que cada um se conheça, para poder identificar o que realmente precisa ser mudado e consequentemente, as relações estabelecidas também se modificarão.

O segundo ponto a ser pensado, é que falta paciência para compreender que as mudanças não ocorrem repentinamente, então não é porque não aconteceram no primeiro trimestre, que ficará para o proximo ano. Isso pode ser comodismo! Em qualquer momento da vida é possível tornar realidade os projetos, os sonhos, as mudanças… não é necessário esperar o próximo verão para repensar a vida e tornar as vivências mais significativas.
Que 2014 seja um ano de muita saúde, realizações e autoconhecimento para todos!

Quer saber mais sobre esse assunto? Escreva-nos:
[email protected]

Sabrina Raquel
Rosada de Oliveira

Psicóloga clínica – CRP 06/101486
Atendimento a crianças,
jovens e adultos.
Rua: Dom Pedro II, 619
Piso Superior – Centro
Contatos:
(19) 3456.1364 / 99735.3541

 

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.