Aril investe em projetos de inclusão para usuários


Publicado em 27 de outubro de 2017
Giovana Tavares da Silva, coordenadora da Aril (Foto: Aril Iracemápolis)

Giovana Tavares da Silva, coordenadora da Aril (Foto: Aril Iracemápolis)

A Aril (Associação de Reabilitação Infantil de Limeira) de Iracemápolis completou em 2017 dez anos em Iracemápolis e atende hoje 50 usuários que recebem atendimento de profissionais como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaúdiólogo, enfermeiros, assistente social e um professor de educação física. Além dos programas de reabilitação e terapia, a entidade desenvolve projetos de inclusão social para seus usuários.

Recentemente a ARIL passou a desenvolver um trabalho voltado para os autistas, o TEA (Transtorno do Expectro Autista) que atente hoje na unidade de Iracemápolis seis usuários.O trabalho funciona paralelo à escola como complemento das atividades escolares. Eles frequentam a escola pela manhã e a ARIL a tarde. A instiuição também desenvolve um trabalho de conscientização nas escolas orientando professores sobre como lidar com alunos autistas.

A coordenadora da instituição, Giovana Tavares Silva, explicou que a Aril entende que trabalhos de inclusão social são de extrema importância para o desenvolvimento dos atendidos, pois auxilia no combate ao preconceito, que segundo ela ainda é uma barreira a ser vencida.

MERCADO DE TRABALHO

Um outro projeto promovido pela entidade é CHTP (Centro de Habilitação e Treinamento Profissional) que prepara usuários a partir de 15 anos para o mercado de trabalho em parceria com empresas do município, que fornecem materiais para que eles possam aprender as atividades e oferecem oportunidades de emprego.

INCLUSÃO DIGITAL

Em parceiria com a Aril o Acessa São Paulo disponibiliza um dia por semana para que os usuários da instituição usem os computadores do local. Orientados por uma monitora eles desenvolvem atividades como assistir a vídeos, jogos on-line e desenhos que são posteriormente impressos para colorir.

A monitora do Acessa São Paulo, Christiane Nogueira Campos, explicou que o objetivo do trabalho é promover inclusão digital de forma prazerosa e disse que desde agosto, quando começaram a frequentar o local, já é perceptível um desenvolvimento significativo dos usuário nas atividades.

“É um trabalho muito gratificante acompanhar o desenvolvimento deles e vê-los superando seus limites, cada um no seu ritmo. Cada avanço é comemorado”, disse Crhistiane.

DESTAQUE

Oprojeto foi escolhido pelo Governo Estadual para ser incluso como destaque na página oficial do Acessa Sâo Paulo no Facebook (facebook.com/acessasãopaulo).

RECREAÇÃO

A Aril comemorou o Dia das Crianças com uma divertida tarde de brincadeiras em uma chácara no último dia 11. O espaço foi cedido pela família Marchesin.

Os usuários que frequentam a instituição diariamente participaram de atividades na piscina, jogos, brincadeiras encerrando com um lanche.

“A Aril agradece o gesto de solidariedade da família Marchesin em ceder sua chácara para o encontro das crianças. Foi um dia muito especial para os usuários da instituição. Esse gesto nos impulsiona e nos encoraja a cada dia mais prosseguir e acreditar que há pessoas de bom coração e que confiam em nosso trabalho”, disse Giovana.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.