Associação completa dois anos com atendimento de 110 crianças


Publicado em 29 de agosto de 2014
Aulas de violão, inglês e artesanato estão entre as oferecidas de forma gratuita (Foto: Arquivo Associação Ágape)

Aulas de violão, inglês e artesanato estão entre as oferecidas de forma gratuita (Foto: Arquivo Associação Ágape)

A Associação Ágape Missões Urbanas completou em julho deste ano dois anos de fundação. No segundo ano de atividades, a equipe realiza o atendimento a 110 crianças, de 7 a 16 anos, e 20 adultos em diversas atividades oferecidas de forma gratuita e no horário oposto ao da escola.

Segundo o presidente da entidade, Paulo Giovane Lima, é fruto do sonho de cidadãos iracemapolenses que acreditam ser possível realizar ações para amparar e acolher pessoas de todas as faixas etárias, mas principalmente crianças com falta de recursos e perspectivas.

Registrada oficialmente há um ano, a associação é mantida pelos integrantes da Comunidade Caminho da Graça. Porém, não é necessário fazer parte da comunidade para se tornar voluntário, colaborar ou mesmo usufruir dos projetos. “Trabalhamos na área sócio/espiritual e todo trabalho começou a partir da identificação das necessidades vitais em reinserir valores como: amor, respeito ao próximo, solidariedade, gentileza, vida em família, proteção física e emocional, saúde, entre outros”.

A associação foca os trabalhos em sua sede, no Residencial Florescer. Não há critérios para frequentar os projetos, mas as principais são as crianças em vulnerabilidade social. “Ao perceber que era necessário não mais nos mantermos omissos à realidade social de nossa cidade nos reunimos e decidimos nos colocar como resposta”, comentou.

ATIVIDADES

“Nossa declaração de missão é promover assistência social a pessoas menos favorecidas e em risco social, proporcionando a elas a possibilidade de se desenvolverem integralmente”. Dentre as atividades estão aulas de inglês, capoeira, futebol, jazz, violão, fotografia, manicure, artesanato e outros. Para os jovens, é oferecido curso com noções de logística e administração. Outro ponto é a oficina de apoio escolar. Há também o projeto Estação Ambiental.

Devido ao trabalho, os representantes da associação receberam, na semana anterior, uma moção de aplauso e parabenizações, na Câmara, devido à contribuição à sociedade. O texto é do vereador Juca do Ponto (PP) que teve o apoio dos demais vereadores.

PRÓXIMOS PASSOS

De acordo com Paulo, a associação estuda ampliar o atendimento. Devido ao espaço limitado, há atividades que contém uma lista de espera. A idéia da equipe é conseguir alugar uma casa no Jardim São Sebastião que fica próximo a atual sede. “Queremos manter os dois espaços. Acreditamos que com a casa vamos atender mais crianças e jovens e em um local estratégico”, comentou.

AJUDA

Além dos integrantes da comunidade, a associação recebe ajuda de uma empresa e alguns populares que colaboram. A principal despesa, contou Lima, é com os lanches. “A cada atividade que realizamos, entregamos um lanche, seja de manhã ou a tarde. Isso é necessário porque há entre as nossas crianças, algumas que vêm na associação o local também para se alimentar. Essa é nossa principal despesa”, ressalta. “Estamos engajados a lutar para que a Visão e Missão desse trabalho se multiplique, a começar pela comunidade na qual fazemos parte”, finalizou.

CONTATO

A associação está localizada na Rua Manoel Menezes Filho, 155, no Jardim Florescer. Interessados em colaborar ou conhecer as ações podem entrar em contato pelo 3456-1881 no horário comercial, de terça a quinta-feira, ou pelo 9 8273-6711.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.