Assuntos gerais – 15/01/2021


Publicado em 15 de janeiro de 2021

Limpeza urbana

Neste período de chuva cresce demais o mato em terrenos. A prefeitura começou o corte nas áreas públicas, mas é importante que cada cidadão cuide também das áreas particulares.

Não é só beleza

Manter o mato baixo vai além de manter a cidade bonita, é uma questão de saúde pública, pois mato alto traz animais peçonhentos e amplia os focos de dengue. Cabe a prefeitura fiscalizar os proprietários e, se for preciso, notificar.

Casos de dengue

Iracemápolis registrou 75 casos de dengue em 2020, uma média aproximada de 6 por mês. Não foi muito se comparado a cidades da região, mas a fiscalização precisa seguir, não só por parte da prefeitura, mas também da população. Cabe a cada um cuidar do seu quintal e eliminar o mosquito transmissor.

Desemprego

Nosso país chegou a 14 milhões de desempregados, recorde da série histórica do IBGE. Se 2020 foi difícil para o mercado de trabalho, 2021 também será.

Fim do auxílio

Além disso, chegou ao fim o auxílio emergencial de R$ 600 do governo, o que complica a vida de parte significativa da população. Segundo o Ministério da Cidadania, o auxílio atendeu a 67% dos desempregados.

Depois da Mercedes

A Ford também anunciou que deixará o país, fechando fábricas na Bahia, em São Paulo e no Ceará.

Sem surpresa

Os mais atentos não ficaram surpresos, assim como não foi surpresa o fechamento da Mercedes. E é possível que as duas só tenham puxado a fila, porque outras montadoras andam fazendo cálculo para ver se compensa ficar no país. O mercado é cada vez mais globalizado, e as montadoras escolhem produzir onde é mais barato. Os impostos no Brasil são pesados.

Agradecimento

Recebemos elogios pelo novo layout do jornal e pelas mudanças iniciadas na edição de sexta-feira passada. Obrigado aos leitores que enviaram mensagens, outras mudanças virão conforme as edições forem saindo.

Os comentários estão desativados.