Assuntos gerais – 16/10/2020


Publicado em 16 de outubro de 2020

Fase verde

O governo estadual pôs quase todas as regiões na fase verde do plano de reabertura da economia. Com tudo abrindo, não será problema votar nas eleições do dia 15 de novembro. Vai ter gente com medo de sair de casa e pegar alguma aglomeração, mas minoria.

Voto obrigatório

A Constituição diz que o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 70. Para jovens a partir de 16 anos e pessoas acima de 70, votar é facultativo.

E se não votar?

Daí tem que justificar, sendo que isso pode ser feito até 60 dias após a eleição.

Propostas

Muitos candidatos a vereador estão confundindo a função de um vereador com a de um prefeito. Vereador não pode prometer obras, cursos, recape de ruas, construção de creches e por aí vai. Quem pode fazer isso é o prefeito. Vereador pode prometer fiscalizar com rigor as ações da prefeitura e propor leis. Pode conseguir verbas também.

Muitos pais

Sobre isso, também dá para notar a quantidade de “pai da criança” quando o filho nasce bonito. O que tem de candidato dizendo que fez isso, que fez aquilo… E às vezes mais que um fala que é o pai da mesma obra.

Elogio

Na época do auge da pandemia de covid-19, muitas prefeituras começaram a fazer política explorando o medo da população, começaram a lavar calçada mesmo isso não tendo comprovação, gastaram bem mais do que podiam em ações populistas e endividaram os cofres. Do meu ponto de vista, Iracemápolis seguiu caminho contrário: fez apenas o que tinha certeza que era necessário, sempre com respaldo técnico do pessoal da Saúde. Ninguém apareceu em foto e o trabalho até aqui foi bem realizado.

Números

De março até esta semana, o quadro da doença na região está assim: Piracicaba (16.079 casos e 358 óbitos), Limeira (11.234 casos e 265 óbitos), Cordeirópolis (1.705 casos e 21 óbitos), Iracemápolis (1.104 casos e 15 óbitos) e Engenheiro Coelho (887 casos e 22 óbitos).

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.