Assuntos gerais – 20/03/2020


Publicado em 20 de março de 2020

Morte por coronavírus

A capital de São Paulo registrou nesta semana a primeira morte por coronavírus no Brasil, um senhor de 62 anos. Ele tinha diabetes e hipertensão e fazia parte do grupo de risco.

Isso é coisa séria

A população não precisa entrar em pânico, mas sim se informar corretamente sobre como aumentar a proteção e cuidar dos familiares, principalmente dos idosos. Daí a importância da imprensa.

Sensacionalismo

Num momento tão sério como esse, tem gente em busca de like fazendo sensacionalismo, “informando” sem ter nenhum dado oficial na mão. Mas daí não é informação, é boato. Fica o alerta: só confie em quem é do ramo, saúde é coisa séria.

3 casos suspeitos

Nossa cidade tem 3 pessoas com sintomas de coronavírus e com suspeita da doença. Elas fizeram exames para ver se confirma ou não.

Quais são?

Os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse. Algumas pessoas têm dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Uma em cada seis pessoas fica com dificuldade de respirar.

Os idosos

Pessoas idosas, com pressão alta, diabetes e doenças do coração têm risco maior de ter um quadro grave da doença.

Notas públicas

A prefeitura tem informado de modo correto e sem ceder a pressões sobre o coronavírus. Vou elogiar por isso. Os dados saem só após confirmação de profissionais da saúde.

Não esqueça a dengue

Nesses tempos em que o assunto parece 100% o coronavírus, lembre-se que a dengue também está feia no Brasil. Limpe o quintal e cuidado com água parada limpa.

Mato alto

Escrevi na semana passada, mas vou repetir esse tópico: um dos jeitos de prevenir a dengue é manter terrenos em ordem, sem mato alto. O dever é de todos.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.