Assuntos gerais – 27/03/2020


Publicado em 27 de março de 2020

As eleições serão adiadas?

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta defende adiar as eleições municipais por causa do coronavírus. “Eleição no meio do ano vai ser uma tragédia, vai todo mundo querer fazer ação política”, disse.

O motivo

O ministro falou que a medida seria para combater o contágio da doença no país, pois a população iria às urnas eleger 5.568 prefeitos e 57.931 vereadores. É muita gente circulando.

Debates

Além disso, ele falou que ninguém vai discutir mais nada na eleição a não ser coronavírus. Outras áreas importantes, como a educação, ficariam em segundo plano na discussão, prejudicando o debate.

Seriam em 2022?

Tem gente defendendo unir as eleições de 2020 e 2022, assim a população iria às urnas escolher de uma só vez todos os representantes: vereador, prefeito, deputado, governador, senador e presidente.
Verba para a saúde
Neste ano, com a crise na saúde, gastar bilhões de reais em campanha política seria um erro mesmo. Mas até outubro muita coisa vai acontecer, é aguardar para ver o que será decidido.

Não é contra a lei

Falei com um advogado por curiosidade e ele falou que adiar a eleição por causa de ameaça à saúde não é contra a lei. Palavras dele: “O artigo 5º da constituição fala que todos os brasileiros têm direito à vida. É cláusula pétrea. Qualquer outro artigo só terá eficácia se este artigo for respeitado. Sem garantir direito à vida, os outros pontos da constituição perdem valor”.

Vírus global

A população hoje viaja mais, tem muito mais contato entre povos e segue crescendo em todo o mundo. É um cenário ideal para o contágio desse vírus que estamos presenciando. Esse é um caminho sem volta, precisamos aprender a enfrentar essas crises, pois especialistas dizem que será comum daqui pra frente.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.