Atividade Física x Orientação Profissional


Publicado em 28 de fevereiro de 2020
João Cleber Professor de Educação Física Especialista em Biomecânica do Movimento Coach de Crossfit Empresário e Proprietário da Tribos Academia

João Cleber
Professor de Educação Física
Especialista em Biomecânica do Movimento
Coach de Crossfit
Empresário e Proprietário da Tribos Academia

Quando o assunto é atividade física logo nos vem à cabeça os cuidados com a saúde. A intenção é exatamente essa, mas a falta de orientação profissional para a realização correta dos exercícios tem sido uma preocupação nos dias de hoje.

Em muitas cidades já é possível encontrar espaços públicos com equipamentos disponíveis para a prática de atividades. Embora esta iniciativa pareça interessante, o uso incorreto desses instrumentos pode gerar riscos enormes aos usuários. Além disso, atualmente é muito comum encontrar aplicativos que “organizam” treinos esportivos ou grupos que se dedicam a esta rotina, mas que nem sempre temos a certeza de que há um educador físico responsável pelas atividades.

Aos esportistas amadores de plantão, vai um alerta: muito mais do que lesões, praticar exercícios físicos sem avaliação médica prévia e sem supervisão de um profissional qualificado na área de Educação Física pode trazer prejuízos irreversíveis à sua saúde. O papel de um professor de educação física, por exemplo, é elaborar, supervisionar e coordenar programas de atividades físicas, esportivas e recreativas de acordo com os objetivos, perfil e necessidade do cliente.

Entre as vantagens de contar com apoio de um educador físico para as atividades estão: cuidado com a postura, foco no condicionamento físico e desenvolvimento cardiovascular, acompanhamento da evolução física, planejamento estratégico dos exercícios e, sobretudo, motivação.

Com o mercado de Educação Física cada vez mais amplo, é possível encontrar profissionais habilitados para atuar em diferentes ramos e atender diversos públicos. Sejam idosos ou crianças, sejam aqueles que desejam emagrecer ou ainda quem curtem as atividades físicas por prazer e diversão, o importante é sempre buscar orientação de educadores físicos graduados e com registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.