Campanha atende 315 homens para prevenção contra o câncer de próstata


Publicado em 3 de dezembro de 2021

Em 2021, 315 homens foram atendidos para a campanha de prevenção contra o câncer de próstata, tema do Novembro Azul. No próximo sábado, dia 27, será realizado o exame de toque com equipe médica especializada.

A enfermeira Rosângela Biscaro Chiocheti, explica que essa ação completa 23 anos no município e tem início entre os meses de setembro e outubro. “São atendidos todos os homens que buscam pelas unidades de saúde e têm interesse em participar da campanha. Neste ano, tivemos a procura de 315 pessoas”, cita.

Todos passaram por exame de sangue, conhecido como PSA total. Esses exames são avaliados pelo médico Dr. José Gersel Moro. Caso ocorra alteração, é solicitado ainda o PSA livre. Neste ano, 37 homens apresentaram alteração.

Independentemente do resultado de exame de sangue, todos passarão pelo exame de toque que ocorrerá no dia 27, das 7h30 as 12h, com horário já agendado, na Escola Benedito Carlos Freire. Haverá um café da manhã para recepcionar aos pacientes.

Esse exame de toque será realizado pelos médicos Dr. José Ângelo Ribeiro Júnior e Dr. Darci Schiavon de Abreu. Caso apresente alteração neste exame, ocorrerá o encaminhamento e tratamento.

São atendidos homens acima de 50 anos. Abaixo dessa idade, apenas os homens que possuem pessoas na família que tiveram câncer de próstata.

“É muito importante essa fase dos exames, pois sabemos que, quanto mais cedo ocorrer a descoberta, maiores são as chances de cura”, destaca a profissional de saúde.

Os comentários estão desativados.