CAPS e SAME serão inaugurados na próxima semana


Publicado em 24 de junho de 2016

A partir da próxima semana, a população de Iracemápolis vai poder contar com dois grandes serviços para a área da Saúde. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o SAME (Serviço de Atendimento Municipal de Emergência) serão inaugurados no dia 29 de junho, às 15h.

A inauguração destes dois locais vai contribuir de forma significativa para a saúde da população iracempolense. Para o prefeito Valmir Gonçalves de Almeida, essas duas obras têm um significado bastante especial. “Nós conhecemos o trabalho realizado pelo CAPS e é digno de aplausos. O tratamento precoce é fundamental para salvar vidas. Já o SAME posso dizer que é um sonho realizado. Nossa cidade perdeu o SAMU há alguns anos e, com muito esforço e trabalho, conseguimos trazê-lo para a nossa cidade. Saber que Iracemápolis vai poder contar com este serviço dá mais conforto aos nossos corações”, afirmou.

O CAPS é um serviço de referência e tratamento em saúde mental, oferecendo atendimento qualificado e multisetorial com olhar integrativo à totalidade do indivíduo em sofrimento mental. O Centro vai contar com uma equipe composta por enfermagem, psicologia, psiquiatria e terapia ocupacional que vão realizar acompanhamento clínico individual e grupal, atividades internas e externas estimulando a reinserção social destes usuários em seu meio a partir do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O SAME é APH (atendimento pré-hospitalar) que realiza triagem dos casos por gravidade ecomplexidade, dimensionamento de cena, iniciar o tratamento de modo precoce, estabilizar as funções vitais, prevenir complicações, tratar as condições que possam levar o paciente a risco de morte, transportar o paciente com segurança. Além disso, serão realizados atendimentos de apoio ao Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Policia Militar e a outros serviços quando solicitados. A ambulância é equipada com D.E.A. (Desfibrilador Automático), para atender situações de parada cardiorrespiratória, materiais de imobilização para traumas, kit parto, kit queimados, entre outros materiais.

O CAPS e o SAME vão funcionar no Complexo de Saúde que fica rua Pedro Alexandrino,215, Bairro Alcides Modenez.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.