Carrapatos do cão: perguntas e respostas


Publicado em 29 de agosto de 2014

Carrapatos são todos iguais?

Apesar da aparência semelhante existem diferentes espécies de carrapatos, cada uma com suas particularidades e hábitos. O Carrapato mais encontrado em cães é o popularmente chamado de Vermelho ou Marrom. Existem outros carrapatos que eventualmente podem parasitar os cães apesar de preferirem outros animais como o Carrapato Estrela (Cavalo) e o conhecido Carrapato do Boi.
Meu cachorro não sai de casa, como ele pode se infestar?

O Carrapato vermelho, este totalmente adaptado a áreas urbanas, podem facilmente se desenvolver em lugares com baixa umidade e pouca luminosidade como frestas de tijolos, rodapés, batentes, estrados de camas. Esses carrapatos percorrem grandes distâncias em busca de cães para se hospedarem, por isso podem vir de vizinhos distantes ou de cães infestados que passam pela rua e ficam durante algum tempo na calçada da residência.

Como os carrapatos vermelhos têm habito de subirem nas paredes nada impede que eles traspassem muros ou mesmo andares de apartamentos. É um mito dizer que os pássaros trazem este tipo de parasita.
Que prejuízos os carrapatos podem trazer a saúde do meu cão?

Altas infestações podem provocar anemia, pois eles se alimentam de sangue e podem trazer doenças que atacam os glóbulos vermelhos e brancos. Lembro que os carrapatos transmitem doenças tanto ao animal como ao homem.

Como posso eliminar os carrapatos?

Para um efetivo combate aos carrapatos temos que lembrar que cada fêmea coloca entre 3000 e 4000 ovos no ambiente e que até ficarem adultos, esses carrapatos sobem e descem dos cães para se alimentarem e trocarem de fase.

Primeiramente devemos aplicar um produto parasiticida nos cães que possuam alto residual para que todos os carrapatos que venham do ambiente e subam no animal morram.

Secundariamente, porém de fundamental importância, devemos fazer a pulverização do ambiente com produtos carrapaticidas na dosagem ideal, não esquecendo que os carrapatos sobem nas paredes e adoram lugares com baixa umidade e luminosidade para se esconder.

Essa pulverização deve ser feita sempre do alto para baixo, mais intensamente na região onde o cão costuma dormir e nas frestas, tanto de móveis como de paredes onde os carrapatos possam se esconder.

Para saber quais são os produtos mais eficientes e como usa-los corretamente, isto é, dosagens corretas, consulte seu Zootecnista.

 

Bruno Zarro Domiciano

 

petville-logo-gazeta-de-iracemapolisLoja 1: Av. Piracicaba, 214 – Vila São João – (19) 3443.8105 – Limeira
Loja 2: R: Cap. Paulo Simões, 482 centro – 3456.5026 – Iracemápolis
[email protected]

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.