Chrome OS O Novo Sistema Operacional


Publicado em 25 de julho de 2014

O Google acaba de criar o Chrome OS – um avançado sistema operacional de código aberto baseado em Linux totalmente focado na web e nos serviços oferecidos.

Ele é o resultado do projeto Chromium OS do Google. O Chrome OS é diferente da maioria dos sistema operacionais que fazem tudo localmente, pois ele já inicia se conectando à Internet e logo na inicialização pede as configurações de idioma e teclado, além dos dados da conta Google que serão usadas pelo sistema.

Sua interface é basicamente um navegador, o Chrome. Dessa forma, a partir dele, logado com uma conta Google, o usuário tem acesso à web e aos serviços do Google. Esse é o foco do sistema, apesar de estranho, uma vez que foi idealizado para usuários que passam a maior parte do tempo navegando na Internet, o que se tornou bastante comum nos dias atuais.

O Chrome OS não estará disponível como download para instalação (por padrão), normalmente vem em hardwares específicos fabricados por parceiros da Google. Os primeiros equipamentos que foram lançados com o Chrome OS instalado (Junho de 2011) eram chamados de “Chromebooks”. Entretanto, como o Google é obrigado a disponibilizar os fontes do sistema por causa de sua licença, em alguns sites consegue-se baixar compilações dele que podem ser instaladas em máquinas virtuais e pendrives, por exemplo.

O sistema do Google nos leva para uma prévia de como será a próxima geração de sistemas operacionais, onde tudo gira em torno da web, sendo uma maneira completamente nova de interagir e o Chrome OS é um dos pioneiros nessa nova fronteira. Baixe, experimente e se surpreenda com esse novo jeito de usar o computador.

 

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.