Clécimo avalia primeiro biênio do legislativo


Publicado em 22 de fevereiro de 2019
 Clécimo: “O meu sonho é ver nossa cidade sendo citada entre as melhores” (Foto: Assessoria de Imprensa da CMI)

Clécimo: “O meu sonho é ver nossa cidade sendo citada entre as melhores” (Foto: Assessoria de Imprensa da CMI)

Dando continuidade à série de entrevistas com os vereadores, esta semana a Gazeta conversou com o vereador Clécimo Lopes. O parlamentar avaliou os trabalhos da Câmara no primeiro biênio.

Como você avalia os primeiros dois anos de trabalho da Câmara?

Temos uma Câmara fora dos moldes das gestões passadas, ou seja, pela primeira vez a bancada de oposição é maior, porém não é uma bancada de perseguição ou de pressão. Todos os projetos importantes para o bom andamento da gestão até o momento teve 11 votos, ou seja a população está em primeiro lugar.

Vejo cada vereador comprometido para um bom andamento do município, e mesmo com divergências de pontos de vista, o que é normal, sempre chegam a um denominador comum. Tivemos pela primeira vez na história de nossa cidade uma mulher presidindo a Câmara e que a meu ver se posicionou neste biênio perfeitamente, exigindo respeito e dando andamento aos trabalhos.

Em seu ponto de vista, quais os grandes problemas da cidade atualmente? De que forma seria possível solucioná-los?

Uma dívida que chega a mais da metade de nossa arrecadação anual, elevado número de funcionários, alto índice de processos trabalhistas. Pra solucionar seria preciso diminuir gastos desnecessários e se comprometer a quitar débitos, não fazer contratações a esmo e estruturar-se com o que temos, apoiar-se sempre em parecer jurídicos, pedir aumento do efetivo, contratação de guardas municipais, implantar a muralha digital. Lembrar que o dinheiro investido é do povo e portanto deve para ele ser usado.

Quais suas expectativas para o próximo biênio?

O legislativo tem grandes debates pela frente e sempre com o intuito de melhorar a vida para o cidadão iracemapolense. O compromisso de aprovar aquilo que é bom para a cidade, continua. Neste biênio estou vivendo um passo a mais, exercendo a função de 1º Secretário, então a expectativa também é de aprendizado e mais trabalho. Pretendo ser o “fermento na massa”, dando minha contribuição e esperando ela causar seu efeito final.

O Brasil vive um momento de renovação no cenário político com o governo de Jair Bolsonaro. De que forma essa mudança deve refletir na política municipal?

Já está refletindo. O “fenômeno Bolsonaro” de certa forma envolveu as pessoas para pensar em política. Parece que a esperança tornou a fazer parte do cenário político e os cidadãosestão querendo se envolver, fiscalizando ou sendo protagonistas. Isto é muito bom.

Como você avalia seu trabalho dentro do que foi proposto no início?

Tenho como lema, que fui eleito para fazer o que é certo e não o que me convém. Sei que ao honrar este lema, não irei agradar a todos e muitas vezes estarei polemizando, porém creio, que ao escolher o que é certo já estamos sendo recompensados. Nestes dois anos participei de todos os debates, fiz inúmeras indicações ao Executivo, continuo me formando buscando me atualizar para assim melhor servir a nossa cidade. Não sei qual é a visão do cidadão ao meu respeito, mas tenho certeza de que tudo que precisou ser feito nestes dois anos e esteve ao meu alcance eu fiz. Neste segundo biênio aceitei a missão de estar como 1º Secretário da Câmara Municipal e vejo isto como um passo a mais.

Nos próximos dois anos você pretende seguir na mesma linha de trabalho ou deve reformular suas prioridades?

Minha prioridade será sempre o bem comum, portanto não tenho por quê reformular. É claro que com a experiência que ganhei posso ser ainda mais produtivo.

Deixe uma mensagem aos iracemapolenses.

O meu sonho é ver nossa cidade sendo citada entre as melhores na saúde, educação, segurança, qualidade de vida, foi por isso que eu me candidatei. Hoje eu sei que a maioria destes sonhos não é o vereador quem pode providenciar, mas continuo sonhando e me comprometo a estimular a realização deste sonho, sendo parceiro do Executivo. Cada decisão minha na hora dos votos continuará, sendo tomada pautada na verdade e no todo. Continuarei honrando os votos que recebi, pois para mim está sendo uma honra servir nossa cidade. “A Política é o grau mais alto da Caridade.” (Papa Francisco). Peço a Deus força e capacitação para continuar vivendo esta doação.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.