Cocô na calçada


Publicado em 23 de abril de 2016

Chamava a atenção de quem passava na rua o tom de voz alto e exaltado das mulheres que discutiam:

_Todo dia é a mesma coisa. Você vem com seu cachorro e ele faz cocô bem na minha calçada. Eu tenho cachorro e gato e não saio por aí deixando eles fazerem sujeira na calçada dos outros. É falta de educação – dizia uma das mulheres que era a dona da casa da calçada em que elas estavam – Por que você não leva um saquinho e uma pazinha junto para pegar as fezes do animal? Tenha dó! Depois fica falando mal dos políticos e da situação do Brasil… Tem gente que merece a m…que está o país, afinal não faz nada para colaborar, nem limpar o cocô de seu próprio animal…

A outra mulher não teve muitos argumentos, afinal estava mesmo errada. Não existe nada mais mal educado do que levar o animal pra passear e deixar o cocô que o coitadinho, que aliás não tem culpa, faz na rua ou na calçada jogado lá. Dizendo alguns palavrões, ela foi embora puxando o bichinho pela coleira.

E a reflexão que fica é essa: certamente nesse momento tão delicado pelo qual está passando nosso país, a gente tem que começar também a refletir o que mais podemos fazer para melhorá-lo. Afinal, é excelente exercer a democracia, pedir o impedimento daqueles que não estão cumprindo seu compromisso de colaborar com o desenvolvimento integral de todos os cidadãos como prometeram fazer em tempo de eleição, porém, não menos importante é começar a agir como um povo ciente também de seus deveres. O respeito ao outro e às opiniões alheias, gastar mais tempo pesquisando coisas que vão nos levar além e menos tempo em redes sociais que em 90% dos casos não agregam nada são atitudes de povos que almejam o desenvolvimento e pensam no futuro de seus filhos. Limpar o cocô de seu animal de estimação também é coisa de país desenvolvido ou de pessoas diferenciadas, com potencial para crescer.

Quanto à política, não podemos pensar que agora tudo vai melhorar… O país só vai sair dessa quando houver real interesse dos políticos em melhorar as condições de vida do povo. Para isso acontecer precisa limpar mais gente, precisa acabar com o jogo de interesses, jogo de poder… O que estamos assistindo nesses dias é o sujo falando do mal lavado. Muitos falam que não existem provas, mas um homem honesto não teria sequer seu nome mencionado, nem em suposições, nem em investigações ou qualquer coisa do tipo… Enoja o povo esse negócio de oposição e situação. O político só tem que fazer uma coisa: buscar o melhor para o cidadão. E o cidadão precisa crescer educacional e culturalmente. Isso talvez ainda nos salve de ver o nosso país se tornar aquela sujeira na calçada da mulher.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.