Coisas que não mudam


Publicado em 9 de setembro de 2016

No feriado de quarta, o portal UOL, em parceria com a Folha de S. Paulo, publicou uma entrevista com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele conversou sobre diversos assuntos com o jornalista Josias de Souza, que é repórter e articulista.

Um trecho muito interessante da entrevista diz muito sobre o velho jeito de fazer política que, infelizmente, nós brasileiros conhecemos bem. É a política do ataque, do “me respeita porque posso te prejudicar”. O repórter leu para FHC um comentário dele feito em março de 1996. Incomodado com a dificuldade para aprovar reformas no Congresso, FHC disse à época: “Este é o Brasil, onde a modernização se faz com a podridão, com a velharia, com o tradicionalismo, que ainda pesa muitíssimo”.

Passados 20 anos, FHC ainda enxerga a política no país assim. “Você quer melhorar, modernizar, avançar. Mas você precisa dos partidos. Infelizmente, nós não fomos capazes de superar esses entraves enormes, que eu chamo de atraso. Não é direita e esquerda. É outra coisa, é cultural”.

Goste ou não de FHC, ele está com a razão.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.