Coleta de lixo tem 85% de aprovação na cidade


Publicado em 27 de setembro de 2019
Pesquisa realizada pela INDSAT foi divulgada nesta semana (Foto: Divulgação)

Pesquisa realizada pela INDSAT foi divulgada nesta semana (Foto: Divulgação)

Entre 16 serviços públicos analisados em Iracemápolis, a Coleta de Lixo conseguiu a melhor avaliação no 2º trimestre de 2019, segundo pesquisa realizada pela INDSAT — que mostrou que o serviço tem Alto Grau de Satisfação e registrou 773 pontos.

Iracemápolis começou a fazer parte da cobertura da INDSAT no 4º trimestre de 2017, período em que a Coleta conseguiu pontuação satisfatória de 726 pontos. O melhor resultado foi apresentado no 4º trimestre de 2018, com 780 pontos — atualmente, a satisfação está estabilizada.

Segundo a INDSAT, o índice de satisfação dos serviços públicos é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação, com critérios “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, 400 pessoas participaram da pesquisa.

A Coleta de Lixo recebeu 85% de “ótimo” e “bom”, 11% de “regular” e 4% de “ruim” e “péssimo”.

NOVO MODELO

O novo modelo de coleta em Iracemápolis foi implantado pelo prefeito Fábio Zuza em 2017, a partir de contrato assinado com a “Forty Construções e Engenharia”, que ficou responsável pelo serviço de manejo do lixo domiciliar.

O serviço inclui coleta, transporte e destinação correta dos materiais recolhidos.

Na época, Iracemápolis estava com problemas para depositar os resíduos, uma vez que o aterro sanitário do município ficou completamente lotado.

A realização do serviço pela empresa especializada representou também uma redução de custos para a Prefeitura, em relação ao sistema de manejo anterior.

Com o novo modelo, o pagamento à empresa é feito por tonelada de lixo coletada, e o município destina R$ 237 por tonelada. No sistema antigo, cada tonelada representava custo estimado de R$ 332.

A empresa que faz a coleta em Iracemápolis tem larga experiência no ramo e também presta serviços em cidades como Limeira, Santa Bárbara e Amparo, entre outras.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.