Com 200 animais, novo Zoológico de Limeira recebe visitas

Com entrada gratuita, espaço é mais uma atração de lazer para as cidades da região


Publicado em 5 de dezembro de 2014
Casal de onças chegou nesta semana vindo do Zoo de Leme (Foto Wagner Morente/ Prefeitura de Limeira)

Casal de onças chegou nesta semana vindo do Zoo de Leme (Foto Wagner Morente/ Prefeitura de Limeira)

O novo Zoológico Municipal de Limeira foi inaugurado no último dia 19. E espaço, anexo ao Horto Florestal da cidade, conta com uma área de 40 mil m2 e uma nova concepção com a substituição de grades por vidros em alguns dos recintos, como é o caso local destinado aos felinos e à jiboia. O objetivo é facilitar a visão dos visitantes, bem como ampliar a noção de espaço dos animais. As entradas são gratuitas e o horário de funcionamento é das 10h às 15h.

O local tem capacidade para receber visitas de 900 pessoas por vez esta aberto ao público nas quintas, sextas, sábados e domingos. Nas terças e quartas-feiras o zoológico funcionará apenas para visitas de grupos previamente agendadas e monitoradas. Os agendamentos podem ser feitos apenas nas segundas-feiras, pelo telefone 3442 2775.

O zoo conta ainda com espécies em extinção como mico-leão-dourado, lobo-guará, onça-pintada, onça-parda, anta, mutum-do-sudeste, micos de cara dourada, jacuguaçu, papagaio-chaua, entre outros. Na manhã do último dia 26 três novos moradores chegaram ao local: um casal de jacarés adultos e um veado que vieram do zoo de Sorocaba. Um casal de onças suçuaranas chegou do zoo de Leme nesta semana.

O plantel do zoo, como é denominado o coletivo dos animais selecionados, conta com cerca de 200 animais, entre aves, répteis, mamíferos e felinos, que estiveram em período de adaptação por aproximadamente três meses. Até a inauguração, os animais foram observados e monitorados pelos veterinários do Zoológico. “Toda rotina de tratamento e comportamento é acompanhado minuciosamente pela equipe”, salienta o veterinário, Danielo Mazon.

CAPACIDADE

A capacidade total do zoo é de 350 animais. “Temos condições de ampliar, mas pretendemos fazer isso de forma gradativa. Vamos verificar quais mais animais será interessante que tenhamos condições de ter no zoo, visando os programas nacionais e internacionais de conservação das espécies”, explica diretora de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Giuliana C. M. Mercuri Quitério Buzolin.

OUTRAS ÁREAS

A infraestrutura do zoológico ainda apresenta quatro salas de educação ambiental para as visitas de estudantes. Entre eles, a zooteca, espaço interativo com o intuito de reforçar a necessidade da preservação do meio ambiente e ensinar sobre a fauna e a flora, além dos recursos naturais do Brasil. Além disso, a equipe já conta com uma profissional que acompanhará as visitas monitoradas de escolas e demais grupos organizados. O estacionamento tem aproximadamente 200 vagas.

Um casal de jacarés chegou de Sorocaba ao local na última semana (Foto Wagner Morente/ Prefeitura de Limeira)

Um casal de jacarés chegou de Sorocaba ao local na última semana (Foto Wagner Morente/ Prefeitura de Limeira)

 

zoologico-de-limeira-veado

 

zoologico-de-limeira

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.