Comemoração do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922


Publicado em 18 de fevereiro de 2022

A Semana de Arte Moderna, ou a Semana de 22, como ficou conhecida, foi um evento que marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre e nacionalista de expressão artística. Ela representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação e na liberdade criadora da ruptura com o passado e é considerada por muitos como o começo do Modernismo no Brasil.

A semana aconteceu na cidade de São Paulo entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal. Os artistas que participaram dessa Semana, eram jovens idealistas e visionários que procuravam uma renovação das artes e da cultura produzida em nosso país. Cada dia da semana trabalhou um aspecto cultural: pintura, escultura, poesia, literatura e música.

Alguns dos artistas que marcaram presença: Poetas e escritores como: Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Sérgio Milliet, Guilherme de Almeida e Ronald de Carvalho, artistas plásticos: Anita Malfatti, Vicente do Rego Monteiro, Zina Aita, Victor Brecheret e Di Cavalcanti, e músicos: Heitor Villa-Lobos e Guiomar Novaes. A pintora Tarsila do Amaral que é um dos grandes nomes do modernismo brasileiro, não estava em São Paulo durante a Semana de Arte Moderna.

Para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna, diversas manifestações artísticas estão acontecendo em diversas cidades. A Coordenadoria de Ação Cultural de Iracemápolis em parceria com a Secretaria de Cultura de Limeira, organizou em conjunto com o Estúdio Tupi de São Paulo em novembro do ano passado, a apresentação Mãe Eiffel do arquiteto Aldo Urbinatti, no Teatro Vitória, onde este partilhou sua pesquisa inédita com sua tese sobre a origem da arquitetura moderna brasileira e a mitológica visita a Fazenda Morro Azul do poeta suíço/francês Blaise Cendrars, num encontro com Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que influenciou os bastidores da Semana de Arte Moderna de 22.

A coordenadora da pasta Dalila L. Mouro informa ainda que na Biblioteca Pública Municipal estão expostos todos exemplares de artistas que marcaram e semana de arte moderna e a equipe da Cultura está preparando um material didático e artístico que possa contribuir principalmente para jovens estudantes entenderem a importância desse movimento artístico e cultural.

Ainda para o mês de fevereiro, Iracemápolis terá seu primeiro painel de arte urbana público em homenagem ao Centenário da Semana de Arte Moderna. O projeto é do artista plástico João Paulo Ramos da Silva que foi contemplado pelo Edital da Lei Aldir Blanc em 2021. A obra “Iracema para todos” é uma releitura da obra da Tarsila do Amaral e conta com o apoio desta Coordenadoria.

Dalila destaca ainda que “Assim como a semana de 22 trouxe inovações para o campo artístico e ainda reverbera por diversas áreas, é preciso valorizar a e apoiar a criação artística que pode influenciar e incentivar as novas gerações. Conhecer a própria cultura, permite a compreensão da importância em mantê-la viva na memória, protegendo-a e valorizando-a como forma de preservar quem somos, nossas características e nossa identidade”.

Para pesquisar mais sobre o assunto:

https://agendatarsila.com.br

https://www.todamateria.com.br/semana-de-arte-moderna

Os comentários estão desativados.