Comitê e Prefeitura definem que início das aulas será de forma remota


Publicado em 22 de janeiro de 2021
Comitê Gestor avaliou retorno das aulas em Iracemápolis com a presença da prefeita Nelita Michel (Foto: Divulgação)

Comitê Gestor avaliou retorno das aulas em Iracemápolis com a presença da prefeita Nelita Michel (Foto: Divulgação)

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 reuniu sua nova formação na segunda-feira. Entre os temas abordados, os membros debateram sobre o retorno das aulas em 2021. O comitê é composto por profissionais de diversas áreas como saúde, segurança e educação. A prefeita Nelita Michel participou do encontro.

Após analisar dados apresentados pelas coordenadorias de Saúde e Educação, o comitê recomendou que o início das aulas em Iracemápolis ocorra de forma remota em fevereiro. Definição que foi aceita pela prefeita. Uma nova análise será feita em março sobre a possibilidade das aulas presenciais começarem a partir de abril.

A coordenadora de Educação, Vilcéia Salvino da Silva Corrêa, ressaltou que a pasta tem um expressivo porcentual de servidores que estão afastados, por decreto federal, por terem mais de 60 anos ou comorbidades. Essa situação comprometeria a qualidade no atendimento das crianças.

Para se ter uma ideia, entre as merendeiras, cerca de 40% estão neste grupo. Já entre os motoristas do transporte escolar, uma média de 60% está afastado pelo mesmo decreto. Serventes das escolas são 10% e professores são 5% que estão afastados por medida federal.

“Sabemos da importância do retorno das aulas presenciais, no entanto, com tantos servidores afastados por serem do grupo de risco, a retomada em fevereiro, de forma presencial, ficaria comprometida. Temos totais condições de iniciar o ano letivo com aulas de forma remota”, cita a coordenadora.

NA SAÚDE

A coordenadoria da Saúde e Vigilância em Saúde falaram sobre o Boletim Epidemiológico. Entre os participantes convidados, quatro médicos que realizam atendimentos na cidade ajudaram o comitê a compreender a atual situação do município em relação aos casos e aceitaram, inclusive, assinar um termo sobre a opção em não retomar as aulas de forma presencial. O parecer técnico dará embasamento ao decreto sobre o tema.

A região de Piracicaba, da qual Iracemápolis faz parte, está na fase laranja do Plano São Paulo. A prefeita ressalta que a definição demandou análises por parte de toda a equipe de trabalho, o que inclui diversos setores. “Não é fácil esperar, pois sabemos da importância da escola para nossos alunos. No entanto, precisamos proporcionar o retorno quando estivermos mais seguros e com nossos servidores aptos ao trabalho. Até lá, nossas aulas on-line seguirão, com nossa equipe da Educação dando total assistência às famílias”.

NOVA ANÁLISE

O tema voltará a ser discutido em março para que o comitê e Prefeitura possam pontuar sobre uma retomada das aulas presenciais a partir do segundo bimestre deste ano. Para que isso ocorra, serão necessários a redução dos casos de covid-19, além de capacitações para todos os profissionais da Educação quanto aos protocolos sanitários e socioemocionais necessários para o acolhimento dos alunos e um retorno seguro às aulas presenciais.

A medida vale para as escolas municipais, estaduais e particulares de Iracemápolis.

Os comentários estão desativados.