Como escolher a melhor ração para meu cão


Publicado em 11 de abril de 2014

A principal duvida dos proprietários de cães que realmente se preocupam com a saúde e bem estar de seus cãezinhos é se realmente estão oferecendo o melhor alimento para ele.

Muita gente prefere alimentar seu cão com restos ou com comida caseira, mas o que muitas dessas pessoas não sabem é que é muito difícil oferecer ao cão uma dieta equilibrada oferecendo esse tipo de alimentação. A única maneira de suprir todas as necessidades nutricionais utilizando comida caseira seria a elaboração de um cardápio exclusivo para os cães com orientação de um profissional da área de nutrição animal.

A utilização de rações industrializadas trouxe para nós uma comodidade incrível, pois através delas conseguimos oferecer uma dieta completa e equilibrada para satisfazer com plenitude todas as exigências dos nossos amigos.

Diante de uma infinidade de tipos, marcas, cores e formatos vêm à pergunta:
Como escolher a ração ideal para meu cãozinho?

Seguem algumas considerações importantes para se observar no momento da escolha:
Idade do Cão:

Filhotes – Mais ativos e com crescimento acelerado devem comer rações especificas para filhotes.

Adultos – Com o crescimento estabilizado já podem comer rações para cães adultos chamadas de rações de manutenção.

Idosos – Com metabolismo e atividade reduzida deve-se optar por rações para cães idosos, pois essas contem ingredientes para retardar o envelhecimento, dar suporte as articulações e com níveis adequados de energia, proteínas e minerais para enfrentar essa fase da vida.

Tamanho do Cão:

Hoje no mercado existem rações especificas para cada porte e até para cada raça de cão, isso se deve ao fato de possuírem particularidades diferentes e principalmente exigência nutricional diferentes. Além disso, o tamanho dos grãos da ração também é dimensionado para facilitar a ingestão e prevenir problemas digestivos.

Condição Física do Cão:

Outro fator importante a se considerar é a condição física do animal. Se este estiver acima do peso devem-se oferecer alimentos com calorias reduzidas (Light) e se estiverem abaixo do peso ou em recuperação, rações com alta energia.

Estado de Saúde:

O Mercado atual oferece rações terapêuticas para cães Cardíacos, Diabéticos, Obesos entre outras. Essa alimentação terapêutica deve ser prescrita por um Médico Veterinário.

Reprodução:

Cadelas em gestação devem se alimentar melhor principalmente no terço final da gestação, pois o crescimento dos filhotes e a produção de leite exigem mais do físico delas. Para suprir essas necessidades é comum a utilização de ração para cães filhotes nessa fase até o desmame dos filhotes.

Qualidade da Ração:

As rações são classificadas de acordo com a qualidade dos ingredientes utilizados no processo de fabricação. Quanto melhor o ingrediente melhor o aproveitamento do alimento e conseqüentemente menor o volume de fezes.

Rações muito ricas em farelo vegetal não são tão benéficas para os cães que são carnívoros como as rações a base de carne. Cães alimentados com rações ricas em farelos vegetais exigem um consumo muito maior de ração o que pode ser observado na recomendação atrás da embalagem o que tornam essas rações não tão econômicas como aparentam.

A maioria dos criadores e profissionais da área de nutrição animal utiliza e recomenda as rações classificadas como Premium Especial ou Super Premium, pois essas possuem ingredientes de melhor qualidade, são livres de corantes e evitam os farelos vegetais como fonte de proteína.

Conservação da Ração:

Evite comprar para seus cães rações soltas, pois essas ficam desprotegidas de ações de insetos, roedores e outros contaminantes que podem trazer prejuízos à saúde de seus amigos. Prefira rações embaladas de preferência com data de validade e que fiquem protegidas da luminosidade intensa.

Para uma orientação mais detalhada para ajudar na escolha de qual o melhor alimento para seu cão procure um Zootecnista.

 

Guilherme Consentino Sanguino

 

petville-logo-gazeta-de-iracemapolisLoja 1: Av. Piracicaba, 214 – Vila São João – (19) 3443.8105 – Limeira
Loja 2: R: Cap. Paulo Simões, 482 centro – 3456.5026 – Iracemápolis
[email protected]

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.