Como está a segurança pública em Iracemápolis?

Com exclusividade, trazemos a análise e as propostas das 5 candidaturas sobre o tema


Publicado em 23 de outubro de 2020

Nesta edição, o jornal mostra a análise e as propostas dos cinco prefeituráveis sobre a área de segurança. Em nossa cidade, os índices de criminalidade reduziram nos últimos anos, conforme dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, mas o assunto sempre requer atenção.

O trabalho em segurança é realizado em conjunto por diversas forças, como Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e outras, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Conseg. O trabalho do delegado de polícia também é parte vital nesse processo.

Com a cidade crescendo, é normal que problemas que antes não existiam comecem a aparecer, sem contar que estamos ficando cada vez mais próximos de uma cidade maior, como Limeira, encurtando facilidades tanto para o lado bom quanto para o ruim.

Confira nas próximas páginas o que cada candidato (a) pensa a respeito do trabalho realizado hoje pelas forças de segurança pública na cidade e quais propostas têm para os próximos anos. Boa leitura!

Pedrão do Noé

Pedrão e Dr. Marcos (Foto: Divulgação)

Pedrão e Dr. Marcos (Foto: Divulgação)

Como avalia a segurança pública em Iracemápolis?

A Segurança Municipal tem que ser prioridade em todo governo. Nossos guardas municipais fazem um trabalho heroico com o que tem. A Guarda precisa ter investimentos constantes e ser aparelhada para enfrentar o crime de igual para igual. Vamos investir em viaturas novas, armamentos, capacitação e fazer o que já deveria ter sido feito há muito tempo e não foi, que é criar o sistema de monitoramento de Muralha Digital em Iracemápolis para coibir e monitorar toda ação suspeita e criminosa em nossa cidade.

Caso eleito, quais projetos irá implantar nessa área?

Destaco a segurança como um dos itens mais relevantes para promover o bem-estar da população. Pretendemos unificar as bases centrais da Guarda Municipal e Defesa Civil para atender os munícipes de forma mais planejada e organizada. A construção de portais nas principais entradas da cidade e monitoramento digital deverá ser intensificado em tempo real à Central da GM, PM e Polícia Civil. Por meio de um sistema de segurança integrado às cidades vizinhas inibindo furtos e roubos. Vamos aumentar o efetivo da Guarda Municipal, valorizando o Plano de Carreira, capacitando e qualificando os profissionais do setor. Iremos criar ainda a Ronda Ostensiva Municipal intensificando a atuação da GM adquirindo mais veículos para o patrulhamento dos espaços públicos. A implantação do Pelotão Ambiental, fiscalizando e protegendo o meio ambiente, coibindo os descartes inadequados de lixo e entulhos, maus tratos aos animais e queimadas também faz parte de nosso plano de governo.

Nelita Michel

Nelita e Chicão (Foto: Divulgação)

Nelita e Chicão (Foto: Divulgação)

Como avalia a segurança pública em Iracemápolis?

Atualmente, a segurança em Iracemápolis, principalmente no que diz respeito a GMC, muito embora escassa de recursos e uma infraestrutura realmente eficiente e adequada, faz um trabalho muito acima do que realmente se espera levando em conta tais deficiências. Usando uma linguagem mais coloquial, os servidores da área têm comprometimento e realmente se dedicam; “tirando leite de pedra” e fazendo sim um bom trabalho, dentro do possível!

Caso eleita, quais projetos irá implantar nessa área?

Propomos fornecer o que realmente é necessário para que este “possível” passe a ser, no mínimo, satisfatório para a segurança da população e do patrimônio público, com ações coordenadas/harmonizadas para somar esforços, recursos financeiros e humanos; oferecendo, assim, maior segurança aos cidadãos. Citando apenas uma de nossas propostas, entendemos a necessidade de implantar um gabinete de gestão integrada municipal de segurança (GCM, Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Conselho de Segurança, Defesa Civil, Bombeiros e Secretarias Municipais); bem como implantar o monitoramento da muralha digital, integrando e interligado com o Sistema Detecta da Polícia Civil.

Messias

Messias e Zanardo (Foto: Divulgação)

Messias e Zanardo (Foto: Divulgação)

Como avalia a segurança pública em Iracemápolis?

Com base nas informações recebidas da Policia Militar, durante reunião do Conselho de Segurança, nossa cidade possui um índice baixo de roubos e furtos. No entanto, somos solidários às pessoas que passaram por essas vivências e entendemos que essas situações abalam a sensação de segurança de nossos munícipes, assim como as ruas escuras, especialmente em alguns pontos específicos de nossa cidade. Por isso é preciso prevenção aos riscos e um trabalho intenso na área da segurança pública.

Caso eleito, quais projetos irá implantar nessa área?

Melhorar a central de atendimento da Guarda Municipal; capacitação da Guarda Municipal; melhorias na iluminação pública da cidade; integrar a Polícia Civil e Militar com a Guarda Municipal; expandir o monitoramento por toda a cidade; intensificar o patrulhamento do Centro de Lazer; implantar o Programa Detecta em parceria com o governo do Estado, possibilitando monitorar os pontos de maior fluxo de pessoas no município.

Zé da Bruel

Bruel e Carlos Bombo (Foto: Divulgação)

Bruel e Carlos Bombo (Foto: Divulgação)

Como avalia a segurança pública em Iracemápolis?

Pela constituição federal a segurança pública é dever do Estado, mas é direito e responsabilidade de todos. O Estado não tem capacidade técnica de nos fornecer a estrutura necessária de policiais militares e viaturas para preservação da lei e da ordem. Para suprir essa necessidade, entra a Guarda Municipal como apoio às forças de segurança estadual para manutenção da tranquilidade no município. Hoje temos agentes da Guarda Municipal emprestado ao corpo de bombeiros e também para a polícia civil, ambas são obrigação do Estado. Nossa Guarda atualmente se encontra sucateada e mal dirigida, ficando totalmente fora dos padrões para atender as necessidades do município de Iracemápolis. Temos aproximadamente 25 mil habitantes e apenas duas viaturas disponíveis para o patrulhamento. A cidade cresceu e a guarda está praticamente se extinguindo, com a falta de viaturas, equipamentos, e sem recursos humanos e de treinamentos adequados para os agentes, que merecem esse cuidado.

Caso eleito, quais projetos irá implantar nessa área?

O primeiro passo é reestruturar a guarda, precisamos fazer isso imediatamente, precisamos organizar a estrutura técnica, organizar treinamentos com tropas especializadas para os nossos guardas, criar uma interação cada vez melhor entre a GM e a PM e também oferecer aos agentes as ferramentas e a estrutura necessária para que eles possam desempenhar bem o seu trabalho, a prefeitura está falhando no suporte a GM, e precisamos resolver isso. Precisamos agir com inteligência e estratégia, logo, isso resultará em cortes de gastos. Pensando nisso, criamos um projeto de união entre as forças de segurança e de setores estratégicos. Desenvolvemos o CCI (Centro de Comando Integrado) onde abrigará no mesmo prédio a Guarda Municipal, o Conselho Tutelar, Defesa Civil e também novos setores que criaremos. O CCI contará com todos os chefes de setores, tendo as salas de comando uma próxima à outra, dando mais rapidez e eficácia nas ações.

Silvia Camargo

Silvia e Missionária Elaine (Foto: Divulgação)

Silvia e Missionária Elaine (Foto: Divulgação)

Como avalia a segurança pública de Iracemápolis?

Após o último assalto a banco que quase implodiu a agência Bradesco, é fácil responder o que penso sobre a segurança da cidade, precária. Tanto a Polícia Militar quanto a Guarda Municipal estão nitidamente em locais desapropriados e em estruturas antigas e mal equipadas. No caso da PM a situação é mais gritante, pude ver com meus olhos em visitas que fiz no local, tive a sensação que a estrutura de madeira em frente iria cair na minha cabeça. É nítido também o baixo efetivo da PM e falta de veículos e equipamentos, situação semelhante vi na GM Guarda Municipal.

Caso eleito, quais projetos irá implantar nessa área?

Estudei muito sobre o que será possível implantar numa cidade com tantas saídas rurais e canaviais. Quero reestruturar um local conhecido, o antigo P.S. ao lado do Paço Municipal, como sede da segurança e socorro. Vamos dar maior mobilidade para viaturas, sendo que lá incluirei uma parceria público-privada para veículos para emergências. Vou trabalhar junto ao Estado no aumento do efetivo da Polícia Militar. Com treinamentos e aquisições de equipamentos para a Guarda Municipal, quero intensificar o papel social da GCM, que entendo deva ser um agente cidadão, amigo do povo, mais presente no dia a dia nos bairros. Vou implantar a Central de Monitoramento 24h e muralha digital diferenciada, interligada com municípios vizinhos através de consórcio. A iluminação será um ponto crucial no sucesso do plano de segurança, com lâmpadas LED, câmeras de monitoramento, sinal wifi e aplicativos, vamos atuar fortemente em furtos, violência doméstica e combate às drogas.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.