COMO ESTÁ A NUTRIÇÃO DO SEU PSITACÍDEO?

Calopsitas, Papagaios, Agapornis, Periquitos entre outros


Publicado em 25 de julho de 2014

Milhares de anos de evolução foram necessários para que os psitacídeos, como exemplos os Papagaios, Araras, Calopsitas, Periquitos, Agapornis entre outros, na natureza desenvolvessem estratégias alimentares que lhes garantissem apreender uma combinação de alimentos capazes de lhes proporcionar uma dieta diversificada e nutricionalmente balanceada. A combinação de frutas, brotos e sementes promovem o desenvolvimento pleno nos diferentes estágios de vida destas aves e a manutenção de suas atividades reprodutivas quando adultas.

A domesticação e criação das aves esbarraram em um grande desafio, a nutrição desses animais fora de seu ambiente natural. O fornecimento de misturas de sementes visto por muitos como alimentação adequada podem ser extremamente prejudiciais à saúde das aves uma vez que contêm níveis elevados de gordura, deficiência de vitamina A e uma relação cálcio e fósforo inadequada.

Assim surgiram os alimentos extrusados (mesmo processo que se faz para produzir as rações dos cães e gatos) que asseguram uma fácil digestão permitindo o melhor aproveitamento de cada nutriente, pois passam por um processo cuidadoso de cozimento, pressão e resfriamento. Este tipo de alimento também contribui para manter mais limpos os viveiros e gaiolas, pois não possuem cascas e praticamente não há desperdício.

Se sua ave se alimenta de sementes e você quer introduzir a alimentação extrusada, há a necessidade de uma adaptação, uma troca gradual ao decorrer de algumas semanas para que a ave se acostume a ingerir e digerir este novo alimento.

Hoje existem criatórios que oferecem o alimento extrusado desde o nascimento, assim não precisamos fazer esta adaptação quando adquirimos um exemplar.

Fale com um Zootecnista, ele saberá indicar a melhor nutrição para sua ave.

 

Bruno Zarro Domiciano

 

petville-logo-gazeta-de-iracemapolisLoja 1: Av. Piracicaba, 214 – Vila São João – (19) 3443.8105 – Limeira
Loja 2: R: Cap. Paulo Simões, 482 centro – 3456.5026 – Iracemápolis
[email protected]

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.