Contra o HPV


Publicado em 14 de março de 2014

Começou na última semana a vacinação contra o HPV, o vírus é o principal responsável pelos casos de câncer de útero. Meninas com idade de 11 a 13 anos devem se dirigir aos postos de saúde para a vacinação. Em Iracemápolis 500 meninas devem se vacinar.

Apesar de ser uma iniciativa inédita, a questão gerou polêmica por se tratar de uma doença sexualmente transmissível. Algumas pessoas acreditam que vacinar essas meninas pode, de alguma maneira, incentivar a precocidade na vida sexual.

Segundo o governo, quanto antes essas meninas se vacinarem, melhor o controle sobre a imunidade delas. Com relação ao início da vida sexual, cabe às famílias conversas e orientação para que uma coisa não induza a outra.

Vacinar essas meninas, antes de tudo, é um ato de cuidado. No país mulheres até 26 anos são indicadas a receber essa vacina, porém, no sistema público ela só será oferecida a meninas de 11 a 13 anos.

As mulheres de outras idades ou homens que queiram se vacinar devem procurar por clínicas particulares. A dose custa cerca de R$ 300. Para que a vacina tenha o efeito esperado é preciso tomar três doses em momentos distintos. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira e, a terceira, deve ocorrer cinco anos depois.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.