Coordenadora da Promoção Social esclarece dúvidas sobre Bolsa Família


Publicado em 20 de fevereiro de 2015

Vanessa explica que os beneficiários precisam esperar o cartão da Caixa Econômica Federal para poderem sacar o dinheiro

Vanessa explica que os beneficiários precisam esperar o cartão da Caixa Econômica Federal para poderem sacar o dinheiro

A coordenadora da Promoção Social Vanessa Curadô usou, nessa semana, a tribuna livre da Câmara Municipal para discorrer sobre o funcionamento do programa Bolsa Família. Além de Vanessa, a operadora do Cadastro Único, Priscila Ferraz, também esteve na Câmara para sanar possíveis dúvidas.

O esclarecimento foi feito em virtude de especulações feitas pelas redes sociais já que algumas pessoas que constam como beneficiárias no portal da transparência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) não sacaram o dinheiro.

A coordenadora explicou que as pessoas que realizaram um cadastro habitacional social no município foram instruídas a comparecer ao CRAS para realizar o Cadastro Único como segunda etapa do cadastramento. Pela renda apresentada, o sistema do MDS entende que a pessoa tem o perfil para ser utilizado nas seleções de programas sociais. “É importante deixar claro que o sistema que nós utilizamos para fazer o cadastro é o mesmo do Governo Federal, por isso, o nome de algumas pessoas apareceram como beneficiárias do Bolsa Família depois que fizeram o cadastro social do município já que a renda apresentada permite que a pessoa receba o benefício”, destacou.

Muitas pessoas que tiveram seus nomes divulgados não sacaram o benefício porque ainda não receberam o cartão do programa, mas, é importante deixar claro que a entrega do cartão é feita somente pela Caixa Econômica Federal. “O saque pode ser realizado pelo cartão cidadão e o banco dispensa a necessidade de emissão de outro cartão. O dinheiro fica disponível durante três meses na conta, não ocorrendo o saque e o beneficio é devolvido a conta do MDS automaticamente”, explicou Priscila acrescentando que o município em nenhum momento tem a posse do cartão bancário do beneficiário.

A equipe ressaltou que todos têm a responsabilidade de declarar informações corretas, e que todas colocadas no cadastro único, são cruzadas com PIS, FGTS e outros programas sociais. “Caso a população tenha conhecimento de pessoas que estão com o nome na lista, mas tem dúvidas da necessidade desta família em receber o beneficio do Bolsa Família, solicitamos que realize a denúncia através do órgão gestor, canais de atendimento do MDS, Policia Federal e Ouvidoria da Caixa Federal”, orientou.

Outra solicitação é que as famílias mantenham o cadastro atualizado. Se no momento do cadastro a família não apresentava renda e a pessoa começou a trabalhar ou receber algum benefício deve procurar o CRAS para atualização. “Se no ato do cadastro a família apresentava renda e a mesma diminuiu a pessoa também deve procurar o CRAS assim que receber a última parcela do seguro desemprego. E, mesmo que não haja nenhuma alteração de renda, endereço, escola das crianças, o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos”, explicou.

A equipe da Promoção Social está disponível para esclarecer dúvidas pessoalmente na sede que fica na rua Cesarino Borba, 380, Centro ou pelo telefone 3456-1287.

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