Cuidado com a água


Publicado em 7 de fevereiro de 2014

O alerta sobre a economia de água se propaga por diversas cidades e regiões do país. Na nossa região, o caso mais sério até agora foi a cidade de Cordeirópolis que pretende criar um decreto para proibir a lavagem de carros e calçadas em época de seca. A Folha de São Paulo, nesta semana, citou que Limeira está entre as cidades que podem ter racionamento de água, mas a concessionária responsável pelo abastecimento garante que tudo está normal.

Em Iracemápolis, ainda não se fala em falta no abastecimento, mas, como mostramos na última semana, há um alerta para a economia. É comum em dias quentes que o consumo aumente, porém, chove pouco. Neste início de ano, choveu na região menos da metade do esperado para que o abastecimento.

Mais do que em outros meses, cabe à população fazer o uso responsável desse líquido essencial para a vida. Será mesmo necessário lavar a calçada? O carro ou o quintal regularmente? Será que não é possível adiar isso e reutilizar a água da lavagem das roupas, por exemplo?

Será mesmo urgente tomar um banho de 30 minutos? Não é possível reduzir isso pela metade ou até por menos tempo? Nesses dias, se toma vários banhos, então, por que não economizar e fechar o chuveiro enquanto se ensaboa?

Não adianta exigir apenas do governos ou das Prefeituras. O consumo consciente tem que partir da população. Economize! Chame a atenção daquela vizinha que ainda insiste em lavar a calçada todo dia, que bate papo com a torneira aberta. Depende de todos.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.