Cultura Entrevista – Dia da Mulher


Publicado em 13 de março de 2021

Neste mês de março em que celebramos o dia Internacional das Mulheres, a Diretoria de Cultura vem prestar uma singela homenagem às mulheres que se destacaram e marcaram história na vida política de nossa cidade.
As nossas primeiras entrevistadas são duas mulheres que fizeram história no legislativo. A primeira vereadora da Câmara Municipal de Iracemápolis Sra. Célia Regina Blumer Martinatti, eleita em 1993, e também fundadora do grupo Amizade da 3ª idade, e a primeira presidente da Câmara Sra. Elaine Aparecida de Oliveira Alves, que presidiu a Casa de 2017-2018.

Célia Regina Blumer Martinatti

celia

Idade: 68 anos

Local de Nascimento: Iracemápolis-SP

O que te motivou a se candidatar como vereadora na época?
Eu trabalhava com as entidades do município, em todo lugar que eu ia, eu me destacava, estava na frente. O pessoal falava “você devia entrar na política”, mas eu morria de medo por ser mulher. Muitos amigos me incentivavam a isso, por eu ser uma mulher com espírito de liderança e ser uma candidata que trabalharia pela classe menos favorecida e pelas mulheres do município. E foi aí que me candidatei pelo partido PDT.

Como foi para você ser a primeira mulher eleita vereadora na Câmara de Iracemápolis?
Entrei primeiramente como suplente em 1993, e na segunda candidatura, entrei como vereadora com a maioria dos votos. Para mim foi um orgulho muito grande, por representar as mulheres, a minha vida política sempre foi voltada para o social.

Qual foi o maior desafio que você encontrou na época?
Ser da posição. Era difícil, nós como mulheres íamos atrás de certas coisas, eu procurava trazer os pareceres. Tive o apoio da advogada Christiane Avizu que me orientava muito na época. Aprendi muito. Às vezes me sentia sozinha de algumas formas e de outras não, todos os vereadores eram meus amigos, não tive nenhum inimigo na câmara.

Qual foi o maior sonho que você já realizou?
Bastante! Foram vários projetos que nós participamos e demos nossas ideias, e que deram certo. Os projetos que mais me marcaram a minha trajetória são a horta comunitária e o reciclar 2000, que foram um marco aqui para Iracemápolis, tinha o apoio do governo federal e estadual. Tivemos apoio também da Aril de Limeira, onde nossa assistente social da época, era quem tomava conta do projeto reciclar. Fizemos muitos projetos e palestras referente a campanha do câncer de mama para todas as mulheres do nosso munícipio.

Que mensagem você gostaria de deixar para o dia Internacional das Mulheres?
Gostaria de dizer que minha trajetória política foi um grande marco na minha vida, sempre tive apoio do meu marido e filhos, aprendi muito como ser humano. Aprendi a perdoar, a dar o outro lado da face. E eu gostaria de ver muitas mulheres com garras, tendo uma vontade própria de vencer, que elas sigam em frente! Melhor tentar do que desistir, assim como eu consegui, elas também irão conseguir.
Elaine Aparecida de Oliveira Alves

Elaine

Nome completo: Elaine Aparecida de Oliveira Alves

Idade: 44 anos

Local de Nascimento: Mauá – SP

O que te motivou a se candidatar como vereadora na época?
Sempre estive engajada em ajudar ao próximo em Ações Sociais dentro da Comunidade Evangélica, mas não almejava um cargo público. No entanto, no ano de 2012 recebi um convite muito especial do meu líder Pr. Dilmo dos Santos para sair candidata a vereadora, aceitei o desafio e daí em diante iniciei uma importante trajetória na Cidade de Iracemápolis. Me elegi pelo PV em 2012 e PSC em 2016.

Como foi para você ser a primeira mulher eleita para presidir a Câmara de Iracemápolis?
Em primeiro lugar foi uma honra poder servir Iracemápolis, com o cargo de Presidente da Câmara de, foi um período de grandes desafios, aprendizados e também muitas conquistas para a nossa cidade. Deixo aqui meus agradecimentos a todos os funcionários da Câmara, que estiveram engajados nos projetos de mudança que trouxemos e aos meus companheiros de vereança que contribuíram para o sucesso da minha gestão.

Qual foi o maior desafio que você encontrou na época?
Em 2017, nosso País passava por uma grande crise econômica, foi aí que se deparamos com o grande desafio de gerir com eficiência os recursos públicos e apresentar bons resultados que foram reconhecidos pelo INDSAT.

Que mensagem você gostaria de deixar para as mulheres no dia Internacional das Mulheres?
Deus te deu o dom de gerar a vida. Sua natureza é protetora, caridosa e amorosa. Você consegue ser guerreira e ao mesmo tempo sensível, sempre pronta a suprir necessidades. Você enfrenta batalhas diárias, na luta por seus objetivos e na busca por equilíbrio. Você nasceu para brilhar, lute pelos seus sonhos, busque aquilo que faz seu coração pulsar. O caminho às vezes pode parecer difícil, mas valerá a pena quando alcançar seu objetivo. Você nasceu para ser guerreira e nessa vida não desista daquilo que deseja ter. Um beijo e que Deus abençoe a todas.

Os comentários estão desativados.