Cultura entrevista – Nelita Michel Franceschini


Publicado em 19 de março de 2021

culturaentrevista-nelita

Dando continuidade às homenagens no mês de março às mulheres que marcaram história na vida política da cidade, trazemos nesta semana uma convidada representando o Poder Executivo, a primeira prefeita eleita do município: Nelita Michel Franceschini.

Idade: 47

Local de nascimento: Iracemápolis

O que te motivou a se candidatar nesse cargo?
Bom, primeiro foi a procura de vários partidos, várias pessoas querendo que eu fosse vice, que entrasse na vida política. Isso me fez pensar: “se estão me procurando para alguma coisa boa, acho que eu posso ajudar”. Foi quando o deputado Miguel Lombardido PL se manifestou, e fez a proposta de lançar minha candidatura. Em seguida apareceu o Chicão, uma pessoa que eu adoro, que tem um coração enorme, e então fizemos nossa parceria e deu certo!

Como foi para você, sentir esse cargo de ser a primeira mulher prefeita da cidade?
Olha eu acho que a mulher pode ser quem ela quiser. Eu não sinto o peso pelo fato de ser uma mulher, eu reconheço que a mulher tem um olhar diferente, por ser mãe, filha, esposa, a gente consegue enxergar além, não quer dizer que o homem não consiga, mas a mulher consegue ver mais detalhes, e isso é importante! Um detalhe pequeno faz toda diferença.

Qual foi o maior desafio que você encontrou?
Meu maior desafio, foi encontrar uma cidade do jeito que eu não gostaria de ter encontrado. Então é difícil para gente, que sempre viveu aqui, que tem carinho e um amor muito grande por essa cidade. Não sou de julgar os motivos dos governos anteriores, eles devem ter tido as razões deles, mas ficaram abandonados muitos afazeres, então os desafiosestão muito excessivos, porque em meio a isso eu tenho que olhar para a saúde, para uma pandemia. Sem contar as críticas, mas isso não me atinge. Eu sou uma pessoa muito positiva, tenho muita fé e sei o quanto Deus me ama, ele vai abrindo caminhos para mim e eu vou passando. Cada coisa que cai no meu colo é uma oportunidade para melhoria.

Qual foi o seu maior sonho ou projeto que você realizou?
Meu maior sonho e projeto sem dúvida nenhuma foi ser mãe! Não tem explicação, é um amor infinito, é um amor além da morte, a gente pode chamar atenção de um filho, mas ninguém pode fazer isso por você. Com certeza é omeu maior projeto.

Quem foi uma mulher inspiradora na sua vida?
Minha mãe! Eu tenho um exemplo dentro de casa do que é ser uma mulher trabalhadora, correta, honesta, brava, que gosta de tudo certo. E atrás dela, vem minhas avós, então eu sempre tive esses espelhos dentro da minha casa.

Você sente falta de mais mulheres na vida da política?
Eu sinto, mas eu acho que estamos conseguindo conquistar nossos espaços. Só tende a crescer, não é fácil ser mulher no meio da política, mas isso com o tempo será sanado, porque pouco a pouco as mulheres estão tomando conta, e quando uma mulher toma conta de algo, ela faz bem-feito, então issosó tende a crescer mais. A mulher pode estar em qualquer lugar que ela queira, basta ela querer! Eu acho que lugar de mulher é na política sim.

Você gostaria de deixar uma mensagem para as mulheres neste Dia Internacional da Mulher?
Nós mulheres não podemos abaixar a cabeça para nada, nós somos capazes de tudo, o que aparece para gente de um jeito ou de outro, nós resolvemos. A mulher é muito intuitiva. Todas as vezes que eu preciso tomar alguma decisão difícil, eu faço uma oração, e isso me ajuda muito, me considero uma pessoa muito prudente dos meus atos, mas, setiver que tomar decisões, eu tomo! Eu jamais fujo. E as mulheres são assim!

Os comentários estão desativados.