De Iracemápolis para os palcos e ruas do Brasil

Denis e Hugo integram o grupo Cirurgiões da Alegria e há um ano fundaram a Cia Pé de Cana


Publicado em 8 de agosto de 2014
Os artistas iracemapolenses Hugo Delariva e Denis Menezes  (Foto Adib Valentim)

Os artistas iracemapolenses Denis Menezes e Hugo Delariva (Foto Adib Valentim)

Eles já foram vistos na Praça da Matriz, no Centro de Lazer e até na Câmara Municipal. Mas também já foram vistos em muitas outras cidades e estados brasileiros. Por onde passam, não tem jeito, todo mundo ri. São os palhaços Hugo Delariva e Denis Menezes.

Iracemapolenses, os artistas se encontraram e iniciaram seus projetos ainda na faculdade. Denis se formou em educação física e Hugo em física. “Começamos com brincadeiras e isso começou a crescer e até que, hoje, nos dedicamos integralmente à arte”, contam. Denis comenta que a amizade começou quando ambos estudaram em uma escola de ensino técnico de Limeira. Eles tinham 14 anos.

Desde 2011, eles se dedicam totalmente à profissão que agora está regulamentada. Foi quando eles passaram a integrar o grupo Cirurgiões da Alegria. Junto com outros seis participantes, eles levam cultura e diversão a diversos hospitais.

“É um trabalho feito com muita responsabilidade. O hospital é um ambiente que exige isso. Toda sexta-feira nos reunimos para nos preparar”, comenta Hugo. “O que ofertamos aos pacientes não é algo que pode ser tocado, mas que ficará marcado”.

Paralelo aos trabalhos com o Cirurgiões da Alegria, eles fundaram há um ano a Cia Pé de Cana. Com a companhia, a dupla pode levar seus espetáculos a outras cidades. Entre os mais recentes, estão os apresentados no aniversário de Iracemápolis e também a participação na Mostra de Teatro que ocorreu em Limeira, na última semana.

“Sobre o nome da companhia, tem gente que nos pergunta se é por causa da cachaça”, brinca Denis. Eles explicam que o nome tem relação com as raízes de Iracemápolis que tem a cana-de-açúcar inserida fortemente na história. “Cortar cana faz parte de nossas famílias. É só olhar para as gerações anteriores”.

Eles destacam que não é só risada, o trabalho desenvolvido exige tempo de pesquisa e preparo. “Também somos nós que realizamos toda parte de produção da companhia, compramos materiais e produzimos as roupas”.

Mas além da palhaçada, eles realizam outras intervenções artísticas. Os dois estudaram circo e adicionam aos espetáculos números de equilibro e malabarismo. A companhia trabalha também ramos de oficina, entretenimento, educação e cultura.

Em março, os artistas receberam uma moção de aplausos e parabenizações da Câmara Municipal em reconhecimento aos trabalhos prestados à comunidade.

Durante apresentação na Mostra de Teatro em Limeira (Foto: Fernanda C. Moreira)

Durante apresentação na Mostra de Teatro em Limeira (Foto: Fernanda C. Moreira)

UMA COMBE E UM SONHO

São muitos os projetos para o futuro. Eles trabalham nos próximos espetáculos, mas contam que possuem um sonho que pretendem realizar em 2016 e, para isso, precisam de uma Combe. “Nosso desejo e sair pelo país em uma Combe e levar nosso trabalho a muitos outros lugares”, contam.

A ideia é encher o veículo com os materiais dos espetáculos e ir parando, pouco a pouco, levando a arte. “Queremos ir para o Nordeste”. Eles também esperam ir a outras regiões que talvez não tenham o acesso a esse tipo de trabalho.

Para isso, ainda faltam recursos, mas eles acreditam que, com trabalho, chegarão ao objetivo. Para o povo iracemapolsense resta torcer para que o riso, já conhecido na cidade, viaje e continue a chegar a muitos outros locais.

Amizade começou aos 14 anos e segue até hoje (Foto: Adib Valentim)

Amizade começou aos 14 anos e segue até hoje (Foto: Adib Valentim)

CONTATO

Quem se interessar por conhecer mais sobre o trabalho dos artistas na página no Facebook: www.facebook.com/ciapedecana. Também é possível contato pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones 99703- 2772 e 99934-8778.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.