Dengue: cuidados para combater o mosquito devem ser intensificados


Publicado em 19 de fevereiro de 2021
Vigilâncias em Saúde chama a atenção para que a população intensifique os cuidados contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti (Foto: Divulgação)

Vigilâncias em Saúde chama a atenção para que a população intensifique os cuidados contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti (Foto: Divulgação)

Os casos de dengue começam a surgir neste período do ano e o setor de Vigilâncias em Saúde de Iracemápolis chama a atenção para que a população intensifique os cuidados contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

São 15 casos confirmados da doença na cidade e 17 pessoas aguardam o resultado de exames. Com os casos, o departamento iniciou ações de bloqueio pelo município. Na última semana, foi a vez do bairro Jardim Iracema receber as equipes. Além disso, em janeiro, o setor retomou o cadastramento dos pontos estratégicos e imóveis especiais.

A diretora das Vigilâncias em Saúde, Vivian Graziela da Silva, destaca que é fundamental eliminar qualquer tipo de criadouro em casas, terrenos e quintais.

O mosquito se reproduz em qualquer lugar que contenha água parada. Os espaços mais frequentes são: pneus, panelas, pratos, garrafas, calhas de telhados, bandeja de geladeira, ralos e outros locais que possam armazenar água.

“A equipe da Saúde já iniciou ações de controle, mas é fundamental esse apoio da população. O combate à dengue é uma luta que depende de todos nós. Nessa época do ano, vemos os casos aumentando e é essencial esse cuidado em nossas casas, terrenos e outros espaços. Faça a sua parte no combate à dengue, eliminando os criadouros”, cita Vivian.

SINTOMAS
Após ser picado pelo mosquito, os sintomas costumam aparecer numa média de 5 a 6 dias, no entanto, podem levar de três a até 15 dias para surgir. Os sintomas são:

Dengue Clássica
– Febre alta
– Dores de cabeça frontais
– Dores atrás dos olhos
– Dores musculares
– Dores nas articulações
– Náuseas e vômitos
– Manchas na pele

Dengue Hemorrágica
– Dores abdominais severas e contínuas
– Pele pálida, fria e úmida
– Sangramento pelo nariz, boca e gengiva
– Manchas vermelhas ou roxas na pele
– Vômitos com ou sem sangue
– Sede excessiva (boca seca)
– Pulso fraco e rápido
– Dificuldade respiratória
– Perda de consciência

Os comentários estão desativados.