Dengue: epidemia na região pode ter interferido em Iracemápolis

Município tem 43 casos confirmados e ações de combate são anunciadas


Publicado em 6 de março de 2015
Primeiro fumacê após três confirmações da doença - outros dois ocorreram nesta semana

Primeiro fumacê após três confirmações da doença – outros dois ocorreram nesta semana

A epidemia de dengue que ocorre em cidades da região, como Rio Claro e Limeira, pode estar interferindo no município. Até esta semana, a cidade teve 43 confirmações da doença e 70 esperam exames. De acordo com o prefeito Valmir Almeida, há casos da cidade, mas o fluxo de pessoas que vão e vêm de Limeira é alto e muitos contraíram a doença na cidade vizinha.

Limeira chegou ontem a 2,8 mil casos confirmados e realiza hoje o Dia D – um megamutirão para conscientizar e inibir o vírus. Rio Claro, declarou epidemia ao chegar aos 1,7 mil casos no final de fevereiro e também prepara ações de combate.

“Muitos são os que trabalham e estudam em Limeira. Também há limeirenses que trabalham aqui e, por isso, não podemos descartar o fato do vírus interferir na cidade. Por isso, diversas ações de combate estão sendo realizadas”, disse.

O primeiro fumacê ocorreu quando a cidade teve a confirmação dos três primeiros casos, no final de janeiro e outros aconteceram nesta semana. A responsável pelo setor, Giovana Maria Alves, informou que os casos não são motivo para alarmar a população e, sim, para que todos tenham consciência e colaborem para o combate ao mosquito.

Em todo o ano de 2014, Iracemápolis teve 51 casos da doença. Além das ações com o fumacê, ela cita que o município realizou, em todo o mês de fevereiro, o mutirão de combate à doença. Na ação, agentes de saúde percorreram os bairros para falar com a população sobre a prevenção e vistoriar as residências.

COLABORAÇÃO

Giovana ressalta que o Executivo conta com a colaboração da população para impedir que novos casos apareçam. “É preciso lembrar que não deixem água parada em nenhum local. Estejam atentos para impedir a proliferação do mosquito”, citou. Ela também pede que proprietários de terrenos não deixem de vistoriar a propriedade.

TERRENOS VAZIOS

A Prefeitura de Iracemápolis deve emitir hoje uma determinação para que proprietários de terrenos vazios construam calçada e muro. De acordo com o prefeito, sem essa proteção, muitos acabam por jogar entulho nesses terrenos e isso pode causar água parada. “Estamos tomando todas as precauções e essa é mais uma de combate. Quem se negar a murar e colocar a calçada será multado de acordo com o Código de Posturas do município”, disse.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.