Desmame do filhote


Publicado em 27 de junho de 2014

Bom dia pessoal. Hoje iremos falar um pouquinho sobre os procedimentos e cuidados que devemos ter no período de desmame do filhotinho.

Após a parição da cadela ou da gata, seus filhotinhos irão se alimentar exclusivamente de leite materno por pelo menos 30 dias. Os dois primeiros dias de amamentação foram para a ingestão do colostro que formará o sistema imunológico do animalzinho, isto é extremamente importante para um desenvolvimento saudável.

Estabelecendo este prazo para o desmame, a partir do 25 dia, devemos começar a oferecer alimentos sólidos aos filhotes para que a flora intestinal comesse a se adaptar a estes novos ingredientes. Quando fazemos um desmame de um dia para o outro, eles não estarão aptos a digerir o alimento novo e nem acostumados à ingestão deste. Como conseqüência disso tem a ocorrência de diarréias, queda da imunidade e dependendo do estado de saúde do filhotinho, podemos até levá-lo a morte.

Sempre devemos oferecer aos filhotes a mesma ração que a mãe esta comendo. Como nesta faze já estamos utilizando a ração de filhotes para ela produzir mais leite, fica fácil este manejo.

Nunca devemos dar leite de vaca ou qualquer outra mistura com este ingrediente para os filhotes, pois os cães não conseguem digerir a lactose (“açúcar do leite”), causando fermentação e conseqüente diarréia.

Se precisarmos desmamar mais cedo, isto ocorre quando a mãe esta impossibilitada de amamentar, temos no mercado sucedâneos do leite da mãe, sem lactose. Nada de dar Leite em pó de criança, somos espécies diferentes e temos exigências diferentes.

Não devemos demorar muito mais que 30 dias, pois os dentinhos e unhas dos filhotes depois deste período já machucam demais a mãe e que normalmente já esta bem esgotada pela alta produção de leite, podendo levá-la a apresentar problemas de saúde.

Quando fazemos o desmame, devemos separar totalmente os filhotes da mãe, pois o vai e vem deles, irá fazer com que o leite demore a secar e poderá ocasionar empedramento e inflamação dos tetos.

 

Bruno Zarro Domiciano

 

petville-logo-gazeta-de-iracemapolisLoja 1: Av. Piracicaba, 214 – Vila São João – (19) 3443.8105 – Limeira
Loja 2: R: Cap. Paulo Simões, 482 centro – 3456.5026 – Iracemápolis
[email protected]

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.