Dia da Consciência Negra marca o apreço pela cultura afro-brasileira


Publicado em 15 de novembro de 2019
Zumbi morreu enquanto lutava pelos direitos do seu povo (Imagem: Domínio Público)

Zumbi morreu enquanto lutava pelos direitos do seu povo (Imagem: Domínio Público)

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam.

Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Em 2011, uma Lei instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em todo o país.

A data virou feriado no Brasil, embora não seja adotada em todas as cidades. Atualmente, é feriado em 1.047 municípios brasileiros, incluindo Iracemápolis.

O Dia da Consciência Negra não celebra simplesmente a consciência afro-brasileira, mas relembra o aniversário da morte de Zumbi, líder da República dos Palmares no dia 20 de novembro de 1695.

O objetivo é fazer uma reflexão sobre a cultura do povo africano e o impacto que teve na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia, entre outras áreas, foram influenciadas pela cultura negra. É dia de mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.