Dia do amigo


Publicado em 2 de agosto de 2019

O dia 20 de julho é conhecido por ser o dia do amigo. Com certeza, queridos leitores, muitos de vocês, como eu, devem ter recebido dezenas de mensagens via WhatsApp… Sabe aquelas mensagens que se manda pra todo mundo igual, tudo encaminhada? Eu falo a verdade pra vocês: nem respondo esse tipo de mensagem. Podem me mandar o que for, desde as cansativas saudações de bom dia, boa tarde, boa noite, às estressantes correntes, que se você quebrar você vai parar nem sei onde. Tem gente que acha um absurdo eu ser assim, mas eu tinha no meu rol de “amigos”, aqueles que me saudavam de manhã todo santo dia com os “bom dia” que iam pra mim e pra toda a população mundial, porém, ao encontrar o tal amigo em carne e osso, fora das redes sociais, a pessoa nem olhava na minha cara! Que tipo de amigo é esse?

Daí eu fiquei pensando no dia do amigo, os tipos de amigos que a gente tem, e fato, você só conhece um amigo de verdade se você descer ou se subir um degrau na escada da vida. Veja só, se você desce um degrau na escada da vida, ou seja, passa por dificuldades financeiras, vive um momento difícil profissionalmente ou adoece, tem os “amigos” que vão sumir do mapa com medo de você pedir dinheiro emprestado ou pedir algum favor, e você vai descobrir que não eram amigos. Se você sobe um degrau na escada da vida, ou seja, começa a ganhar mais, tem sorte nos negócios ou recebe uma promoção, tem os “amigos” que vão se afastar também, por inveja ou dor de cotovelo, aí a gente descobre que esses também não eram seus amigos. Tem os ditos amigos que concordam com tudo o que você faz, mesmo que você esteja fazendo coisa errada, deixam você ir pro buraco sem dó. Esses, claro, também não são amigos de verdade, porque o amigo de verdade puxa a sua orelha quando você sai dos trilhos, ele te aconselha e te fala umas verdades, mesmo que isso seja dolorido ou mesmo que isso no momento nos chateie.

Enfim, eu acredito que dia do amigo é todo dia. A gente sempre precisa de alguém que nos ouça, que tome um cafezinho conosco, que ouça nossa lamúria, segure nossa mão nas dificuldades, comemore nossas vitórias e nos dê broncas quando precisamos. Esse tipo de amigo existe sim, são raros, mas existem. E são aqueles que não encaminham zap igual pra todos os “amigos”. Na verdade, esses nem estão online, eles estão ao lado. Fica a dica!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.