Dia Internacional da Mulher


Publicado em 5 de março de 2021

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março, próxima segunda-feira. A data é símbolo de uma série de reivindicações e conquistas.
Sua origem remonta a 1910, durante o 2º Congresso Internacional de Mulheres, em Copenhague (Dinamarca). A data foi proposta em homenagem a 129 operárias de uma indústria de Nova York (EUA), mortas em 1857, durante uma greve por melhores salários, redução da jornada de trabalho e direito à licença-maternidade. Mais de 150 anos depois, as diferenças são menores, mas persistem.
O significado da data vai além de presentear as mulheres, mas visa, sobretudo, exaltar a importância de direitos iguais na sociedade.
Mesmo com conquistas ao longo dos anos, as mulheres ainda sofrem com violência masculina e desvantagens na carreira profissional. A luta continua para que sejam respeitadas e valorizadas em todos os âmbitos da sociedade.
Em Iracemápolis, uma importante menção à data é o nome do salão maior do Centro de Lazer Municipal. Nem todos sabem, mas ele se chama “Salão 8 de Março”. O nome foi aprovado anos atrás a partir de um projeto de lei da ex-vereadora Célia Blumer.
A Gazeta deseja a todas um feliz Dia Internacional da Mulher!

Os comentários estão desativados.