Dia Internacional da Mulher


Publicado em 3 de março de 2017

No próximo dia 8 comemoramos o “Dia Internacional da Mulher”. A data lançada em 1910, foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e teve origem nas lutas operárias de mulheres que buscavam melhores condições de trabalho na Eurupa do século XX. Além de dignidade profissional estas mulheres buscavam igualdade, respeito e reconhecimento da sociedade. Elas queriam o direito de votar, de receber salários iguais aos dos homens, queriam direito de se expressar como cidadãs que eram.

O tempo passou, muitas coisas mudaram e após quase um século e algumas conquistas a luta continua.A mulher ainda tem que lidar com as cobranças e preconceitos de uma sociedade machista, cheia de paradigmas que levarão muito tempo para serem quebrados. Entretando, há muito o que se comemorar.

Hoje a mulher trabalha fora, estuda, dirige, tem o direito de votar, de ter uma conta no banco. Parece pouco mas basta olhar a história para ver que grande avanço nós tivemos. Agora a luta é sobretudo para consolidar o valor social da mulher, o direito de escolha, a independência e o seu lugar no mundo.

Não é sobre ser igual aos homens ou tomar o lugar deles, é sobre ter o seu valor outorgado.É sobre ter compreendidas suas limitações e reconhecida sua capacidade. É para não ouvir mais que lugar de mulher é na cozinha ou que “mulher no volante é perigo constante”, mas ser respeitada por seus feitos sejam eles pequenos ou grandes. Seja por ser uma dona de casa zelosa ou uma profissional bem sucedida. A mulher merece repeito porque sobretudo é humana e digna dele. Essa era a assência da luta das operárias européias e é a causa das mulheres em geral.

O “Dia Internacional da Mulher”, de certa forma coloca sobre ela os holofotes, dá voz à sua causa, ecoa seu grito de independência, todavia um único dia não é suficiente para celebrar o valor de uma mulher, mas serve para fortalecer sua luta e relembrar a todos o quão grande é seu valor.

A equipe da Gazeta parabeniza todas as mulheres pelo seu dia!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.