Dos que marcam no SUS, 30% faltam ao ultrassom


Publicado em 1 de agosto de 2014

A falta de pacientes em exames e consultas por meio do SUS levantou um alerta para a Secretaria de Saúde de Iracemápolis. De acordo com um levantamento feito pela pasta, cerca de 30% dos pacientes que agendam ultrassom não comparecem para fazer o exame.

A falta dos pacientes causa preocupação por dois motivos, segundo a Secretaria: primeiro, porque o diagnóstico precoce de qualquer doença facilita o tratamento e também porque a prefeitura paga pelos exames agendados. “O SUS não é de graça. Ele requer muito recurso financeiro tanto do Governo federal, estadual e, principalmente, municipal. Toda a verba utilizada é dinheiro público e a falta de responsabilidade do usuário quando não comparece às consultas e ou exames, além de tirar a vaga de outra pessoa, gera o uso indevido deste dinheiro”, explicou o secretário José Gersel Moro.

A Secretaria já alertou a população sobre este impasse em janeiro deste ano, mas, o problema voltou a ser percebido. Algumas medidas para minimizar o problema já foram tomadas, como o contato telefônico feito por uma funcionária da Secretaria lembrando o paciente sobre a data e hora dos exames agendados. “Mesmo assim muitos usuários continuam a fazer o agendamento e faltando no dia do exame. É preciso que a população se conscientize porque a falta acaba tirando a vaga de outro paciente que está na lista de espera”, reforçou o secretário.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.