E-commerce vende itens próximos à data de vencimento e ajuda a evitar desperdício


Publicado em 27 de outubro de 2017

Alimentos prestes a vencer estão na prateleira de um mercado de bairro. O dono do empreendimento parece não ter outra opção além de “queimar” o estoque, vendendo-os pelo preço de custo – ou ainda mais barato –, apenas para não jogá-los fora. Mas e se houvesse uma forma de atingir outros potenciais clientes, que poderiam consumir o alimento naquela mesma semana ou no dia?

Esse link entre quem precisa vender e quem quer comprar pode ser agora feito pelo Ndays, plataforma que funciona como um e-commerce de produtos com data de vencimento ou prazo de utilização próximos.
Como funciona

Comércios que tiverem produtos beirando a data limite para consumo (como mercados, panificadoras, bombonières, farmácias, lojas de conveniência, entre muitos outros tipos de estabelecimentos) podem se cadastrar no Ndays para expor a mercadoria pela loja online. Os clientes acessam o e-commerce em busca dos itens, reservam e realizam o pagamento, tudo de forma online. A retirada fica a critério do comprador, que pode optar por buscar no local ou receber no endereço desejado.

Algumas vantagens para o consumidor e lojistas:

– A inteligência da plataforma, por meio de um moderno algoritmo, elenca os produtos pela data da validade mais próxima, para que sejam os primeiros escolhidos na hora da compra. Esses também serão os itens com o preço mais em conta.

– O sistema de geolocalização (acionado a partir do georeferenciamento ou da informação do CEP pelo cliente) possibilita a compra nas lojas mais próximas e facilita a busca dos produtos no local, dispensando a necessidade de um serviço de entrega.

– Um espaço virtual de divulgação da loja sem nenhum custo adicional, com possíveis ações de marketing (na web e no espaço físico), entre outras iniciativas que podem aumentar a visibilidade e o tráfego de clientes.

O projeto nasceu da reunião de ideias dos integrantes do 24bes Digital Ventures, empresa de Capital de Risco encabeçada por Paulo Teixeira, que tem parcerias com empreendedores para construir empresas de tecnologia e alto impacto, cujo foco inicial principal é a Internet. Além do capital, a 24bes (que conta com 14 colaboradores e sedes em São Paulo e Miami, nos Estados Unidos) fornece experiência de primeira mão e conhecimentos em estratégia, execução operacional, a equipe de construção, crescimento, tecnologia e produto, entre outros incentivos. O plano, segundo eles, é estar em oito cidades ao final de dois anos de operação.
Responsabilidade social

“Evitar o desperdício, seja de tempo, dinheiro e outros recursos, é o foco da plataforma, e vai ao encontro a uma tendência mundial”, ressalta Paulo Teixeira. No caso dos alimentos, por exemplo, reduzir o desperdício pela metade até o ano de 2030 é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aprovados pelas Nações Unidas em 2015 – atualmente, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos é desperdiçado mundialmente a cada ano.

Mas não é apenas o setor alimentício que sofre com o desperdício. Segundo dados levantados pela Agência Senado, o Brasil é o sétimo país do mundo em venda de medicamentos, com cerca de 70,4 mil farmácias, muitas das quais precisam se livrar de lotes próximos do vencimento de forma rápida, segura e dentro da lei.

Para os próximos meses, o Ndays planeja lançar um aplicativo do serviço, além de abrir a possibilidade de pessoas físicas anunciarem na plataforma os produtos que estão prestes a vencer em suas próprias casas. “O formato do Ndays não existe em nenhum lugar do mundo, e nosso plano é que todo tipo de produto para consumo imediato possa ser comercializado pela plataforma, como passagens aéreas, por exemplo”, finaliza Paulo Teixeira. Fonte: https://ecommercenews.com.br/

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