É melhor prevenir, do que remediar


Publicado em 20 de janeiro de 2017

A Gazeta divulgou na semana passada a notícia de que foram registrados cinco casos de chikungunya na cidade, dos quais dois eram importados e três contraídos na cidade.

A doença é grave e é transmitida por um velho inimigo, o Aedes aegypti, mosquito que também transmite a dengue e o zika vírus. Todo mundo sabe que o mosquito se reproduz em água parada, mas embora isso não seja novidade, vale relembrar a importância de eliminar os criadouros do inseto.
Os focos aumentam muito mais no verão, pois nesta época chove muito e é comum que ocorra o acúmulo de água parada. Este ano em especial, tem chovido bastante, o que aumenta o risco da proliferação do Aedes aegypti.

O poder público tem o dever de fiscalizar a cidade e desenvolver trabalhos de conscientização, mutirões de combate ao mosquito e dedetização no município, mas o trabalho deve ser feito em conjunto com a população, que deve verificar se não há água parada em casa.

A recomendação é a de sempre: colocar areia nos vasos das plantas, trocar diariamente a água dos animais, guardar garrafas com a boca para baixo, cobrir pneus e outros objetos que possam acumular água.

Na luta pela saúde, a prevenção é sempre o caminho mais sensato. Como diz o velho ditado popular, “É melhor prevenir, do que remediar”.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.