É preciso lembrar de 2016


Publicado em 16 de janeiro de 2015

Noticiamos na última semana, a oficialização da troca da mesa diretora da Câmara Municipal. A mesa diretora é trocada a cada dois anos, a não ser que haja uma reeleição. Entre os papeis da Câmara estão: fiscalizar, que significa estar atento ao que faz o Executivo. Uma Câmara que aprova e concorda com tudo está fora de suas funções. Claro, é preciso dar apoio ao que irá beneficiar a população. Por isso, é importante a escolha de vereadores coerentes e que cumpram com rigor seu papel.

A bancada da situação precisa estar atenta à hora de dizer não, assim como a bancada da oposição precisa ter coerência para não ir contra tudo e todos. É um filtro importante e a população precisa observar quem sabe usá-lo.

Outro ponto importante na função de um vereador é legislar. Mas não basta votar leis, é preciso criar. Claro, nenhuma lei de vereador pode interferir no orçamento do município. Mas, quantos estão atentos às necessidades da cidade e se propõem a, pelo menos, tentar novas leis com soluções? Outro fator, igualmente importante é a busca de recursos com suas legendas partidárias. Porém, conseguir recurso não faz um bom vereador. Conquistar e fiscalizar o uso do dinheiro público em todas as esferas, faz.

2016 será ano de eleições e neste ano muitas articulações já estão a todo vapor. Mas sempre é preciso lembrar que, apesar de todas as alianças e promessas, quem define quem fica e quem sai é a população. Uma população mais consciente, cria uma cidade melhor para seus filhos e netos. Pensemos nisso.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.